Loading

5515997072254
2002 - Um Marco Palindrômico

2002 - Um Marco Palindrômico

01/12/2001
Estamos prestes a encerrar mais um ano.

Apesar dos inúmeros contra-tempos ocorridos, como o racionamento de energia, a crise argentina, os ataques terroristas aos EUA e a consequente guerra, o medíocre futebol da seleção, as contusões do Guga, está passando toda aquela angústia que estávamos vivenciando.

A partir de abril, foi muito comum, quando em visita a clientes, notar um certo aperto, um olhar quase desesperado, por não saber qual o problema que o dia de amanhã estaria reservando. Em algumas empresas houve uma onda de demissões; outras entraram em processos de contenção de despesas; e outras ainda ficaram um ano relativamente paradas, no dia-a-dia, esperando para ver o que iria acontecer.

Mas, apesar de tudo, cá estamos, refazendo nossos planos para o futuro, repensando nossas metas, revendo as estratégias de como melhorar.
Sempre julguei necessário termos um “start”, isto é, um marco para mudarmos nossas atitudes, para começarmos a agir de maneira diferente.
Por exemplo: “Na segunda-feira eu vou começar a fazer o meu regime!”

Esse marco de tempo é importante, pois, no final de semana, a pessoa poderá pensar no que vem fazendo e em como melhorar (ou como “fechar a boca”).
Você pode dizer: “Mas a pessoa também pode passar o domingão deitado, vendo o chato do Faustão, com 2 litros de Coca, 1 vasilha de pipoca e mais 1 caixa de bombons”.
Pode ser. Mas se a pessoa realmente quiser mudar, estiver com interesse verdadeiro em ser uma nova pessoa, tal comilança não irá ocorrer.

Durante todo o mês iremos receber mensagens alusivas às Festas de Fim de Ano que trazem inúmeras mensagens reflexivas, motivacionais, inspiradoras.
Vamos aprender com elas! Vamos começar a ter uma atitude positiva em relação ao ano que está por vir. E, se Deus é mesmo brasileiro, vamos também ganhar a Copa do Mundo.

Tomando emprestadas as palavras do Professor José Roberto Whitaker Penteado, na sua coluna Ponto de Vista da publicação Marketing, “estaremos entrando no fascinante ano de 2002! E você não sabe o que o ano 2002 tem de tão interessante? Pois é o fato de ser um ano palindrômico”.


Um palíndromo é uma palavra, número, expressão ou frase que, lendo-se da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda, tem o mesmo sentido (“radar”, “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”, “2002”).
E o professor segue dizendo: “os bruxos de todas as eras sempre consideraram os palíndromos como dotados de grande energia mágica. É fácil perceber que os anos palindrômicos são raros: depois de 2002, o próximo será 2112, só 110 anos depois. E prepare-se para uma surpresa: nós teremos o privilégio de viver dois anos palindrômicos: 1991 e 2002. Essa sucessão curta só ocorre na virada dos milênios: a última foi em 999/1001, e a próxima só ocorrerá em 2992/3003. Ou seja, praticamente uma só vez a cada mil anos!”

Seja você ligado ou não em numerologia, aproveite esta data como um marco. Pense e repense tudo aquilo que viveu, o que fez de bom, o que gostaria de repetir, algo que sempre desejou realizar...
Afinal, pertencemos a uma geração especial.
 
 
 
“Abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós inscreveremos as palavras. O livro chama-se Oportunidade e o primeiro capítulo é O Dia de Ano Novo”.
Edith Lovejoy Pierce