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Para muitos, um consultor é uma pessoa que você paga para dizer exatamente aquilo que você já sabe. E eles não estão errados, se levarmos em consideração o tipo de profissional que está sendo contratado.
 
Um consultor de verdade possui algumas características primordiais para executar bem o seu trabalho:
• conhecimento teórico: o consultor é um estudioso compulsivo e tem domínio no assunto;
• experiência prática: anos de vivência, aplicação e execução de tarefas no universo organizacional;
• capacidade de ouvir o cliente: afinal, possuímos dois ouvidos e apenas uma boca (ouve 70%, fala 30%);
• habilidade para pensar fora da caixa: quebra paradigmas - é criativo, inovador e ousado quando necessário;
• know how: ferramentas desenvolvidas para um serviço com foco em resultados;
• ética e transparência: um consultor tem em seu nome seu maior patrimônio.
 
Podemos, por exemplo, comparar um consultor a um profissional da área médica. Primeiro precisa estudar com afinco e depois continuar na busca de conhecimento. Após, tem o período de aquisição de experiência na residência. No consultório, ouve o paciente para entender os sintomas. Realizando os exames necessários, faz o diagnóstico e acompanha o período de recuperação do paciente.
 
Certamente, existem os pacientes que praticam a automedicação. Mas, como todos já sabem, ela não é recomendada. No âmbito organizacional, a “solução caseira” não produz os efeitos desejados por diversos fatores: envolvimento emocional com o negócio, paternalismo com alguns colaboradores, autopromoção em busca de reconhecimento, atitude de falar aquilo que o superior deseja ouvir, impossibilidade de dizer “não” ao chefe...
 
A Consultoria é um trabalho sistemático, com método de pesquisa, análise e planejamento, que abrange as diversas áreas da organização e, para alcançar resultados, requer comprometimento e envolvimento de toda a empresa, de seus diretores ao mais recente colaborador. Assim, antes de tudo, é necessário que a organização reconheça a necessidade de mudanças e estar aberta para novas estratégias.
 
A função primordial do consultor é enxergar e desenvolver estratégias para a solução de uma determinada situação-problema, identificando as suas causas, buscando alternativas e estipulando os resultados que se pretende conquistar.