Loading

5515997072254
A Camisa Amarela

A Camisa Amarela

01/06/2006
Há quatro anos estava encaminhando o "Comunicando" mensal com o título "O Valor de uma Marca". O Brasil havia acabado de conquistar o Penta e o texto abordava a influência da seleção brasileira, isto é, o quanto a marca da "camisa amarela" representava, não só em seu segmento, como também para os milhões de brasileiros.
 
Neste momento, estando prestes a se iniciar mais uma Copa do Mundo, continuamos percebendo o poder do futebol brasileiro. É a seleção favorita ao título, mantendo-se no topo do ranking da Fifa desde a conquista do tetra, tendo ainda diversos jogadores como destaque em seus clubes.
 
Ou seja, a marca Brasil, no segmento futebol, alcança os maiores índices de "market share", "share of mind", "share of heart", além de ter todos os produtos vinculados a ela com excelente retorno e lucratividade.
 
Desta forma, percebe-se o verdadeiro valor de uma marca, capaz de levar multidões ao delírio ou a uma perda irreparável em pouco mais de 90 minutos de bola rolando.
 
A marca da "camisa amarela" une pessoas por um sentimento mágico, que ultrapassa o tempo e se revela de importância única para todos aqueles que torcem por ela, vestindo a sua camisa.
 
E é essa importância que buscamos para as nossas próprias marcas, seja como pessoa, seja como empresa. O objetivo maior é mostrar toda a capacidade de se fazer cada vez melhor, de apresentar o comprometimento com o sucesso e crescimento, de agregar valor ao nosso nome.
Afinal, é muito mais fácil atingir os objetivos quando a nossa marca está na cabeça das pessoas e é desejada por elas.
 
Assim, pode-se dizer que é inquestionável a importância da marca na vida das pessoas, que podem diferenciar um indivíduo, produto ou serviço em relação a outro, mediante a observação das marcas e dos seus atributos.
 
Recordando a definição, "atribuir marca é estabelecer um nome, termo, símbolo ou design que identifica o produto e os serviços de uma determinada empresa, distinguindo-a de outras existentes no mercado". Para que alcance seu objetivo a marca:
• deve lembrar algo a respeito dos seus benefícios;
• deve ser fácil de pronunciar, reconhecer e lembrar;
• deve ser singular, especial, desejada;
• deve se fazer presente na cabeça das pessoas.
 
E o que faz um consumidor optar, e às vezes até pagar mais caro, por uma determinada marca de sabão em pó? Ou entrar na loja de uma rede internacional de fast food e comer algo semelhante ao que poderia consumir na lanchonete da esquina?
Atração, interesse e desejo pela marca.
 
É esse o valor que devemos imprimir em nossa imagem pessoal e empresarial. É ter foco naquilo que o seu consumidor quer: qualidade, excelência, ética, respeito.
As marcas se tornaram tão importantes quanto os produtos e serviços que representam e funcionam como uma bússola para o cliente localizar o que precisa em meio à concorrência. Servem como referência para o consumidor se identificar e se sentir mais seguro na hora de escolher.
 
Então, sem se importar se os nossos craques estão "de salto alto" ou não, vamos torcer pelo Hexa e aprender com a marca da seleção brasileira e sua camisa amarela, sempre com o objetivo de alcançar grandes conquistas.
 
 
  
 
"Cliente, nenhum. Dinheiro, pouco. Esperanças, muitas."
John Orr Young & Raymond Rubicam, lançando sua agência em 1923