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A Incrível Arte de Vender

A Incrível Arte de Vender

01/08/2014
Engana-se quem pensa: eu não sou da área comercial e não preciso me preocupar com vendas!
A todo momento estamos vendendo algo, seja um produto, uma percepção, uma ideia, um juízo de valor. Um médico ou dentista vende qualidade de vida e bem-estar; um advogado vende uma tese de defesa; um empreendedor vende a viabilidade de seu negócio; um profissional de RH vende a seus superiores o desenvolvimento profissional. E por aí vai...
 
A forte concorrência do mundo moderno, derivada do acesso às tecnologias e avanço dos sistemas de produção, evidenciou ainda mais a necessidade das empresas em aprimorar sua comunicação com clientes e prospects. Essa ponte de informação empresa-consumidor tem no setor comercial uma das principais ferramentas.
E a maioria das organizações afirma que a área de vendas é carente de bons profissionais.
 
Num panorama simplista, antigamente bastava produzir que a demanda estava garantida; afinal, eram poucos os produtos ofertados. Quando criança, eu entrava num bar e pedia uma Coca, por ter a marca gravada e pela certeza de que aquele produto estava presente em todos os lugares. Hoje, o comportamento me leva a pensar primeiro se quero "matar a sede" ou "ter o prazer de um determinado tipo de bebida": minha escolha vai da água mineral aos diversos sabores de sucos de fruta (de caixinha, polpa ou natural), refrigerante (normal ou diet, de diversos tipos, embalagens e sabores). Então, é fácil entender de que nem vender Coca-Cola é tão simples assim. Se antes tirava-se pedido (o cliente ia atrás), hoje a tônica de mercado mudou muito... Evoluiu.
 
Vender não é mais apenas entregar um produto. 
Vender é ajudar uma pessoa a tomar uma decisão que é importante para ela.
  
A pergunta que toda empresa deve se fazer não é “Quem compraria nosso produto ou serviço”, mas sim
“Em que circunstância (momento, situação, etc) meu produto/serviço (qual) resolveria (como) algum problema (qual) de alguma pessoa (quem) por determinado valor (quanto)?"
 
Daí vem a necessidade de se entender porque alguém se interessou em conhecer determinado produto ou serviço, qual o problema que deseja sanar, que percepções tem daquela marca e de suas concorrentes, entre tantas outras questões.
Então, não basta apenas bom papo, simpatia, apresentação pessoal e um perfuminho.
É preciso ter perfil, capacitação, treinamento constante e entusiasmo.
 
Vender e atender bem tornou-se bem mais difícil: o consumidor é mais exigente, a concorrência é mais feroz. Isso evidencia ainda mais a importância de todos os setores de uma empresa, cada qual realizando sua função. Por isso o Comercial precisa evoluir. Para que as empresas cresçam e prosperem. Afinal,
ninguém produz se não houver vendas; ninguém inova se não houver demanda.
 
 
 
"Odeio vítimas que respeitam seus carrascos". 
Jean-Paul Sartre