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A Vida Segue

A Vida Segue

01/09/2011
Jim Champy, autor de reconhecidos livros empresariais como "Reengenharia" e "Destaque-se", conta que, certa vez, perguntaram ao grande economista Paul Samuelson o que aconteceria se uma grande crise monetária, que naquela época pairava no ar, se materializasse. Ao que o economista respondeu: "O Sol vai nascer amanhã. E as pontes continuarão a suportar o tráfego".
 
Champy afirma que levou anos para entender a mensagem: em quaisquer condições, os negócios continuam e a vida segue - e os vencedores continuarão a sobrepujar os perdedores, e continuarão a crescer.
  
No moderno mundo corporativo e profissional, é preciso entender que as novidades têm a ver com a estratégia necessária para gerar crescimento, que é o objetivo crucial de qualquer empresa bem-sucedida. Porém o "X" da questão é que muitas empresas (e profissionais) ainda não captaram a mensagem e continuam a fazer negócios à moda antiga, pois estão acomodadas. Por outro lado, as empresas exemplares estão desbancando e superando seus concorrentes identificando posições de mercado diferenciadas e vantagens sustentáveis de todas as formas, quer adotando uma mentalidade inovadora, quer simplificando problemas complexos para seus clientes ou encontrando uma forma nova de pegar carona no sucesso alheio.
 
Certa vez, comentando isso com um cliente cuja empresa estagnara, ele me disse que isso era "chover no molhado", ao que eu lhe perguntei: "E você está fazendo algo para mudar a situação, para sua empresa e seus colaboradores saírem da zona de conforto?" Após alguns segundos em silêncio, ele disse: "Melhor começarmos a trabalhar nas mudanças necessárias".
 
A princípio, pode parecer engraçado, mas não é. Tal atitude representa romper paradigmas, reconhecer faltas, deixar de lado um pouco do orgulho...
 
Peter Drucker, o Pai da Administração Moderna, dizia: "saiba onde você se encontra, aonde quer chegar e como chegar lá." Isso nos remete ao planejamento, com base nos princípios de marketing, onde profissionais e empresas modernas devem "combinar uma irresistível promessa para os clientes com uma invejável capacidade de cumpri-la".
 
Isso significa entender que a busca pelo futuro abre os olhos para oportunidades que a maioria negligencia. Afinal, o ser humano tende a viver em uma bolha - uma bolha impermeável de pressupostos, crenças e visão de mundo. Em contrapartida, aqueles que crescem, aqueles que admiramos, são verdadeiros "furadores de bolhas", guerrilheiros que florescem entre empresas conformadas com o "status quo", que operam com base em conceitos desgastados.
 
Segundo Jim Champy, os furadores de bolha são encontrados em todos os formatos culturais, proporções financeiras e cargos organizacionais, mas compartilham uma característica essencial: enxergam o que os outros não conseguem ver e agem adotando práticas sólidas que, no entender dos demais, são irrelevantes.
 
Certamente que não é fácil espiar para folha da bolha e identificar problemas esperando por solução, encontrando saídas e aplicando-as quando ninguém o faz. Exige-se comportamento pró-ativo, doses de ousadia e muito, mas muito, planejamento.
 
 
 
"O covarde nunca tenta; o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste".
Norman Vincent Peale