Loading

5515997072254
Ainda Sabemos Sonhar?

Ainda Sabemos Sonhar?

01/07/2007
"Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza..."
 
O brasileiro sempre se gabou de viver no melhor lugar do mundo, num verdadeiro paraíso, privilegiado por suas belas paisagens, pela enorme biodiversidade e longe das grandes catástrofes naturais.
 
Mas, nos últimos tempos, parece que esse mundo dos sonhos está se desfazendo. A onda crescente de violência, a corrupção política, o descaso das autoridades, e muitos outros assuntos negativos parecem ter deixado o brasileiro cabisbaixo, sem esperança.
 
Dia desses ouvi uma pessoa comentar que o Brasil sempre será o país do futuro, ou seja, um lugar muito distante onde talvez seja impossível que os sonhos se realizem.
 
Parece que o negativismo tem tomado conta do país. E cada um de nós, assistindo aos noticiários, lendo jornais, ou mesmo em conversas em mesas de botequim simplesmente nos contentamos em reclamar da vida e encontrar culpados pelas nossas infelicidades.
 
Será que aquele slogan "Sou brasileiro e não desisto nunca" foi somente mais uma bem bolada campanha de marketing? Será que realmente não temos vocação para nos levantar e tomar as rédeas de nossas vidas, assumindo uma postura positiva em relação a tudo?
 
Isso não significa que devemos viver em um mundo de utopia onde tudo é divino e maravilhoso. Mas é o caso de erguer a cabeça e gritar "Eu sou capaz. Eu posso. Eu vou alcançar meus objetivos, apesar de todas as adversidades que estarão a minha frente".
 
A questão principal está em se desvencilhar do que chamam de "determinismo freudiano", que afirma que nossos comportamentos são determinados pela genética ou pelo ambiente em que vivemos. Assim, culpa-se os pais e seus genes ruins pela depressão da criança, culpa-se o chefe pela falta de oportunidade profissional, culpa-se o Presidente da República pelas dificuldades econômicas...
 
Mas, em que lugar foi parar o livre-arbítrio? Nós somos responsáveis por assimilar as informações, sejam boas ou ruins, e escolher como elas irão nos influenciar.
 
A decisão diante de qualquer situação sempre cabe a nós mesmos.
 O ser humano tem a capacidade de pensar, de escolher, de agir e de assumir as responsabilidades e consequências pelas suas decisões e atitudes.
Mas parece que o brasileiro tem perdido a sua capacidade de sonhar. E acredito que aqui também caiba um "mea culpa".
 
O fato é que estamos diante de construir nosso futuro com as decisões que tomaremos hoje. Se a postura for passiva, iremos nos arrepender depois. Então, apesar de todas as dificuldades que se colocam diante de nós, é preciso manter a cabeça no lugar, com pensamentos positivos, e assumir as responsabilidades pelas nossas vidas.
 
Faça um pacto com o seu "eu futuro". Acredite no seu "eu presente" e dê um passo adiante. Acredite em sua capacidade de pensar, avaliar, planejar e, principalmente, de agir.
 
E permita-se sonhar.
 
 
  
"O pessimista jamais ganhou uma única batalha."
Otto von Bismarck