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Camelos, Patas e Galinhas

Camelos, Patas e Galinhas

01/11/2003
A mãe camelo e seu filhote estavam lado a lado, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:  
“Mãe, mamãe... posso te perguntar umas coisas?”
“Claro! O quê está incomodando o meu filhote?”
“Por que os camelos têm corcova?”
“Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.”
“Certo. E por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?”
“Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um!”, disse a mãe, toda orgulhosa.
“Que maravilha, mamãe! Então, por que os nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.”  
“Meu filho, esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto!”, disse a mãe com orgulho lacrimejante nos olhos.
“Tá! Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então que diabos estamos fazendo aqui no zoológico?”
 
Embora soe mais como uma anedota, essa pequena história que recebi de meu amigo Lauro traz uma mensagem interessante: habilidade, conhecimento, capacidade e experiência são úteis se você estiver no lugar certo, fazendo a coisa certa.
 
Tanto em bate-papo com amigos quanto em visitas a clientes, tenho ouvido afirmações de que tal pessoa ou empresa possui excelentes qualidades, tem sempre o melhor para oferecer, grande expertise e know-how, além de uma quantidade enorme de outras características positivas. No entanto, não anda para frente, nem para trás, nem mesmo em círculos. Afinal, as coisas estão paradas.
 
Deve ser novamente aquela velha desculpa da economia... Ou da recessão... Talvez a proximidade do fim do ano (e a essa desculpa soma-se a de que, no Brasil, o ano novo só começa depois do Carnaval)... Assim, surge mais um mundo de obstáculos que não permitem o crescimento, seja de um indivíduo ou de uma organização. E sabe o que é pior: quando se acredita que tudo isso é verdade!
 
De nada adianta ficar se gabando de uma série de qualidades se as mesmas não são colocadas em prática ou, então, se são aplicadas de forma equivocada. Quantas pessoas você conhece que falam fluentemente alguns idiomas, são formadas por renomadas instituições de ensino, têm pós-graduação ou MBA, mas que não aplicam todo seu potencial? Quantas empresas você conhece que possuem excelentes produtos e serviços, ótimo ambiente de trabalho, certificações de qualidade, mas que não atingem as metas que pode alcançar?
 
Também é comum, quando faço visita a um novo cliente ou prospect, ouvir que a empresa possui ótimos produtos, oferece um atendimento digno de respeito, tem serviços e práticas comerciais transparentes, e que a concorrência é desleal e sem traços éticos. Aliás, nunca ouvi alguém dizer que vende um péssimo produto, pelo dobro do valor do concorrente e, se acontecer algum problema técnico, a empresa não se responsabiliza. Voltando à visita, se a empresa tem todos os atributos que afirma, será que os consumidores é que estão errados? Será que ninguém sabe reconhecer produtos e empresas de qualidade? Será que gostamos de pagar caro pelas coisas?  
 
É lógico que não. O que acontece, na prática, é a velha história de achar que, por possui excelentes atributos, por oferecer uma qualidade respeitável no que se propõe a fazer, já basta. O mundo de hoje é muito dinâmico. Acontecem mudanças enormes num curto espaço de tempo. Quando comecei no negócio de propaganda, as artes eram feitas por desenhistas com nanquim em papel vegetal, aplicando textos com letra-set (aquelas tipo decalque). Hoje as pessoas nem se lembram mais disso - é apenas nostalgia - pois o computador faz tudo. O fax, verdadeiro advento da internet, possibilitou um avanço enorme nas telecomunicações, e as empresas não vivem sem o equipamento.
 
Quero dizer que, se tudo evolui, seja com maior ou menor grau de ousadia, pessoas e empresas também necessitam mudar, renovar-se, entender que não existe espaço para a morosidade e estagnação. É preciso realizar as coisas com passos estudados e bem planejados, certamente. Mas é mais importante ter atitude para seguir em frente, para dar o passo adiante.
Afinal, uma excelente idéia não significa coisa alguma se não for colocada em prática. Da mesma forma, uma pessoa dotada de caráter e profissionalismo não representa coisa alguma se não conquista realizações de acordo com suas qualidades e uma empresa que não vende ou constrói sua marca não alcança resultados expressivos.
 
Em comunicação e propaganda, é comum ilustrarmos a forma de como uma atitude pode alterar o curso das coisas com uma analogia. É bastante simples: tomemos como exemplo a pata (mulher do pato) e a galinha. O ovo da pata é maior, mais nutritivo, mais gostoso e tem bem menos colesterol; no entanto, é o ovo da galinha que vende mais. Quer saber a razão? Talvez seja porque a galinha tem uma atitude e faz propaganda de seu produto; afinal, ela bota o ovo e canta, comunicando a todos que existe um “novo produto no mercado”.
 
Então, onde você está agora? O que está fazendo para melhorar sua vida pessoal e profissional? Tem várias idéias? Pois bem, coloque-as em prática, nem que seja aos poucos, uma a uma.
É preciso começar a desenvolver o hábito de “fazer mais hoje do que foi feito ontem”.
Boa sorte.
 
 
 
 
 
“Sempre se diz que o tempo muda as coisas, mas, na verdade, é você quem tem de mudá-las”.
Andy Warhol