Loading

5515997072254
Crenças, Máximas e Aforismos

Crenças, Máximas e Aforismos

01/08/2016
Como ensina o professor e filósofo Mario Sergio Cortella, uma das formas mais comuns de se transmitir experiência e proferir conselhos é expressa nas "frases feitas" passadas de geração para geração. Essas máximas, chamadas aforismos, são incutidas em nossos Pensamentos, que conduzem a Sentimentos, que levam às Ações que, por sua vez, geram Resultados (P>S>A>R).

A conclusão é que, da mesma forma que podem nos impulsionar e entusiasmar, também podem nos travar inconscientemente.

Aforismos são sentenças concisas que expressam um preceito moral. Palavra de origem grega que traz em seu bojo os preceitos de origem, separação, limites e fronteiras. Assim, podem se transformar em verdadeiros dogmas.

Em âmbito pessoal, vejamos alguns: homem é tudo igual: a pressa é inimiga da perfeição; quem espera sempre alcança; quem não deve não teme; cada um sabe onde aperta o sapato... entre tantos outros
Já na esfera corporativa: de que vale treinar se ele pode sair da empresa em breve; lucro de um é prejuízo de outro; não há negócios entre amigos; aqui nunca muda nada; só está no cargo porque é parente; é preciso crescer sempre; a concorrência é desleal...

Tais frases e provérbios, falados e ouvidos repetidamente desde a mais tenra idade, transferem uma experiência que pode ser fictícia para nós e, além disso, transformar-se numa espécie de dogmatismo.

Por isso, a melhor forma de aprender é colocar uma interrogação ao final de cada frase ou expressão. Isso conduzirá ao questionamento, reflexão, análise e, principalmente, a uma conclusão própria tida naquele momento sobre aquele determinado assunto.
É nesse ponto que se dá o estágio evolutivo pessoal ou empresarial.

Os questionamentos sobre aquilo que até então era tido como indiscutível conduz ao progresso e aperfeiçoamento.
Apenas exemplificando, quando um cliente me pergunta porque ele deve oferecer treinamento para sua equipe se os colaboradores podem deixar a empresa, eu não argumento com tópicos de convencimento, mas sim com uma outra pergunta: "e o que acontecerá se nada for investido e eles ficarem?"

Seja a empresa ou o indivíduo, cada um tem a sua própria verdade, princípios, valores e propósitos. E, por essa razão, a experiência não se transfere com absolutismo.

Questionar as crenças é a melhor forma de refletir, validar e encontrar as respostas por si mesmo.




"Ninguém aprende a viver pela experiência alheia."
Jacinto Benavente - dramaturgo espanhol