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Criatividade e Inovação

Criatividade e Inovação

01/03/2009
O que é criatividade? Numa perspectiva bastante abrangente, criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas idéias. Uma nova ideia pode ser um novo produto, uma nova peça de arte, um novo método ou a solução de um problema. Assim, identificando a criatividade como processo, entende-se que pode ser estudada, compreendida e aperfeiçoada. Com isso, deixa de lado aquele estereótipo de que apenas alguns são criativos, ou ainda de que poucos "recebem esse dom Divino". Ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente.
 
O autor Antonio Carlos Teixeira da Silva, em sua obra “Inovação - Como Criar Ideias que Geram Resultados”, traz uma história de criatividade para um problema acontecido em uma indústria siderúrgica, que precisava trocar cabos e fios instalados numa tubulação com 800 metros de comprimento. Porém, parte dessa tubulação, enterrada sob o piso, passava ao lado dos fornos da siderúrgica. Eles precisam funcionar 24 horas por dia; se desligados, geram prejuízos enormes. O grande problema era como trocar os fios e cabos sem quebrar o piso e, consequentemente, desligar as máquinas.
 
Em quase quatro meses de trabalho muitas ideias foram apresentadas. Quando avaliadas, porém, mostravam-se ineficazes. A diretoria da empresa não via outra saída senão desligar os fornos para a troca dos cabos e assumir os prejuízos. Uma das visitas da equipe que cuidava o assunto foi acompanhada pelo Sr. Antonio, auxiliar-geral da siderúrgica há mais de 30 anos. Ele estava ali auxiliando no transporte de equipamentos que seriam utilizados na operação e ouviu a conversa dos engenheiros com um dos diretores da empresa. Ao compreender a dimensão do problema, o funcionário arriscou:
- “Posso fazer uma pergunta?”
- “Claro, Seu Antonio, pode perguntar”, respondeu o Dr. Barroso, diretor industrial da empresa.
- “Essa tubulação enterrada aqui no chão tem saída do outro lado?” quis saber Antonio.
Um dos engenheiros imediatamente respondeu:
- “Sim. A entrada é quase 200 metros abaixo e a saída a uns 600 metros daqui.”
- “Então está fácil. Não vai precisar quebrar o piso não”, disse o Sr. Antonio com um sorriso de satisfação.
Curiosos e atônitos, os presentes ouviram a idéia do Sr. Antonio:
- “É só pegar um rato e amarrar uma linha de pesca no rabo dele. Deixem o rato entrar pela tubulação, que ele sai do outro lado. Aí, a gente amarra a ponta da linha de pesca num fio de aço e puxa. Depois é só amarrar cada cabo no fio de aço e puxar.”
 
Ideias fantásticas são, muitas vezes, surpreendentemente simples e podem ser geradas por pessoas simples. Com isso, cai o mito de que para criar é preciso "baixar o santo". O maior problema em desenvolvermos a criatividade reside em nossos hábitos ou experiências passadas, estereótipos e paradigmas, que impedem que resolvamos problemas ou desafios novos de maneira mais eficiente e até mais inteligente, pois nos tornamos rígidos, inflexíveis e limitados.
 
Nos dias de hoje, criatividade e inovação são dois termos bastante utilizados a fim de se apontar os caminhos para fugir da crise, ou então, para aproveitar as oportunidades surgidas. Criatividade, como foi mostrado, é pensar coisas novas; inovação é fazer coisas novas e valiosas. A inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. O termo implementação implica em ação: só há inovação quando a nova ideia é julgada valiosa e colocada em prática. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo, mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes. A invenção do radar é uma combinação de elementos conhecidos: ondas de rádio, amplificadores e osciloscópios. Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes. Um bom exemplo é o uso da Internet pelos bancos, permitindo aos clientes o acesso direto aos serviços bancários. Outro exemplo: o uso do telefone celular para monitoramento de portadores de doenças cardíacas.
 
Seja com criatividade, seja com inovação, ou com ambas as ferramentas, há um enorme oceano esperando por suas ideias. Então, mergulhe de cabeça.
 
 
  
"O problema não é o problema. O problema é a atitude em relação ao problema".
Kelly Young