Loading

5515997072254
Cultura da Eficiência

Cultura da Eficiência

01/02/2017
“Já há algum tempo, inovar e buscar formas de melhorar produtividade e eficiência são essenciais para manter as empresas atualizadas e competitivas, preparadas para o desafio de continuar conquistando clientes, melhorando sua posição no mercado e tornando-se mais resilientes. E, uma parte importante desse processo deve ser feita olhando para dentro de casa, avaliando os procedimentos e a maneira como conduzimos nossas tarefas e gerenciamos nossas equipes.”

Acabei de ler esse trecho num artigo de Carlos Alberto Correa, CFO da Sonae Sierra Brasil, no DCI - Diário do Comércio, Indústria e Serviços. O conselho do executivo é um processo de autodesenvolvimento empresarial, uma redescoberta de potenciais adormecidos.

Se, em âmbito pessoal, falamos tanto em autoconhecimento para identificarmos nossas falhas, criarmos consciência do processo de melhoria em busca de aperfeiçoamento, na esfera profissional o caminho é o mesmo, lastreado em cinco pilares: Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico, Pessoas, Processos e Tecnologia.
 


Algumas organizações falam em mudar a cultura empresarial: mas cultura não muda, evolui. E o primeiro passo é buscar o seu propósito, gerar entendimento daquilo que move suas atitudes e decisões para, aí sim, desenvolver uma estratégia bem planejada que irá se apoiar em processos operacionais comprovados, executados por profissionais competentes, apoiados na tecnologia necessária.

Não é a invenção da roda, não há nenhum novo “guru” dos negócios para apresentar uma solução miraculosa... é somente fazer o que deve ser feito.

Simples assim.


 
“Faça as coisas o mais simples que você puder, porém não as mais simples”.
 Albert Einstein