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Em cada Arena, uma Disputa Diferente

Em cada Arena, uma Disputa Diferente

01/10/2010
Conta a história que as arenas foram, durante muito tempo, espaços onde aconteciam espetáculos diversos, sempre com o objetivo de entreter seus espectadores.
 
Na Roma antiga, um desses tipos eram as lutas de gladiadores. Eles eram condenados às arenas para lutar até sua morte ou até ficarem desarmados. Quando isso acontecia, que presidia os espetáculos decidia o destino do desarmado: morte ou vida. A decisão era comunicada à plateia por meio de um polegar que poderia ser colocado para cima, no caso de vida, e para baixo, no caso de morte. Os gladiadores eram prisioneiros de guerra ou escravos que ganhavam, com essa atividade, a oportunidade de atingir a liberdade ou até a fama. Lutavam até a morte e isso entretinha o povo da antiga Roma. Alguns historiadores relatam que o objetivo desses "jogos" não era matar os gladiadores, pois faziam parte da política “panis et circences”. Essa política buscava distribuir alimentos e entreter o povo de Roma a fim de manipulá-lo mais facilmente.
 
O filme "Gladiador", do diretor Ridley Scott, narra a história de um general de Roma, Maximus, que após impedir a invasão dos bárbaros germânicos é comunicado pelo imperador Marcus Aurelius que será seu substituto no comando do império. O imperador já sabia de sua morte e pretendia dar a Maximus o privilégio de comandar Roma, deixando de lado seu filho Commodus. Por sua vez, o filho trama e executa a morte do pai e toma seu lugar no comando do Império Romano. Também ordena a morte de Maximus, que consegue escapar. Com isso, o ex-general de Roma se torna escravo e gladiador.
 
Durante o filme, vemos Maximus e outros gladiadores frequentarem diversas arenas até chegarem à principal: o Coliseu de Roma. Em cada arena que lutava, Maximus encarava seus inimigos adaptando-se à situação. Ora utilizava um tipo de arma, ora outro. Às vezes partia para a luta corpo-a-corpo, às vezes utilizava as armas disponíveis naquele local. O ex-general romano apresentava, claramente, um objetivo  final: vingar-se de Commodus. E, para atingir esse objetivo, estrategicamente, lutou em todas as arenas que precisava para chegar ao Coliseu e ter a oportunidade de um combate final. Essas arenas serviram de degraus para Maximus atingir seu objetivo. Em cada uma delas via-se Maximus com táticas diferentes e adaptadas às situações. O que deu a Maximus uma vantagem foi sua competência na escolha desse ferramental e na sua utilização.
 
Dos tempos dos gladiadores até hoje os negócios mudaram bastante. Duas revoluções industriais, guerras mundiais e crises fizeram do mundo um local muito diferente. Atualmente vivemos angústias sociais, econômicas e políticas inimagináveis nos tempos das conquistas imperiais e territoriais da antiga Roma.
 
Entretanto, apesar de todas essas diferenças que a evolução de séculos nos trouxeram, podemos utilizar a história dos gladiadores como apoio ao conceito das Arenas de Comunicação, proposto pelo professor Francisco Gracioso, onde as marcas travam diversas batalhas nas arenas mais tradicionais, como a mídia em geral (rádio, televisão, jornal, revistas, etc), e atualmente ainda combatem em suas estratégias mercadológicas em novas arenas (esporte, entretenimento, cultura e o mundo digital). Isso sem contar que o conceito das arenas também pode se estender às batalhas operacionais, de logística, dos canais de venda, entre tantos outros.
 
No mundo moderno, empresários-gladiadores necessitam de informação e conhecimento e, por isso mesmo, precisam de tempo para olhar o mundo que acontece "lá fora". Mas justamente tempo, o bem mais escasso de todos? Exato, só assim poderá entender o cenário e saber quais as melhores armas - ou ferramentas - para cada batalha. Isso tudo vai evitar dispersão de esforços (entenda-se ações, pessoas e dinheiro) e potencializar os resultados esperados.
 
Afinal, como diziam os antigos, "se queres a paz, prepara-te para a guerra".
 
 
 
"A melhor defesa contra a bomba atômica é não estar lá quando ela explodir".
The British Army Journal