Loading

5515997072254
Falar e Fazer

Falar e Fazer

01/06/2008
Eu estava começando a escrever o artigo deste mês e passei a ler alguns materiais que tenho guardado. Encontrei, então, um material do Fernando Oliveira, escritor e conferencista profissional (www.fernandooliveira.com.br), com o título "Atitudes Incongruentes Estão em Fase de Extinção". Com a devida autorização do autor, passo a reproduzí-lo.
  
Chegamos a uma era em que ser congruente é uma questão de sobrevivência. Ditados como “em casa de ferreiro o espeto é de pau” ou “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” tornaram-se obsoletos no vocabulário das pessoas que realmente têm objetivos e desejam alcançar seus alvos.
  
Congruência significa tomar uma decisão e colocar em pratica. É falar e fazer. O dicionário Aurélio define o termo como a harmonia duma coisa com o fim a que se destina. Assim, aquelas pessoas que dizem algo mas não fazem o que dizem, entram em desarmonia com relação aos seus próprios objetivos.
  
No mundo não há mais espaço para pessoas incongruentes. Ainda existem pessoas com discursos perfeitos de como a vida alheia deve ser, mas não têm a mínima idéia de como cuidar do seu próprio nariz. Talvez você conheça aqueles que vivem ensinando como ter equilíbrio financeiro, mas têm dificuldades em controlar o próprio talão de cheques. Outras vivem falando de como o mundo poderia ser melhor, de como fariam para acabar com a pobreza ou com o desmatamento da Amazônia, porém, ao fim do discurso finda também a motivação de fazer algo a respeito. Observe as pessoas de sucesso e perceberá que elas fazem aquilo que falam. Ser congruente é estabelecer um compromisso consigo mesmo, vivendo num nível totalmente diferente do que se vê por ai. É uma questão de postura e firmeza de propósito.
  
Tempos atrás percebi que eu não estava sendo congruente. Ao procurar estimular as pessoas eu sugeria instrumentos que eu mesmo não estava utilizando. Para mudar é necessário coragem para descobrir o que deve ser transformado e autodisciplina. Sei que não é fácil. Mas é maravilhoso e gratificante ser testemunho e praticarmos exatamente aquilo que pregamos. Hoje posso garantir que vivo em harmonia com meus objetivos e sigo a lei inversa ao dito popular. Para mim “em casa de ferreiro, o espeto de ferro.”
  
Você é uma pessoa congruente? Sugere às outras pessoas exatamente aquilo que vive? Seu testemunho de vida está em harmonia com suas palavras? A resposta a cada uma dessas questões faz uma imensa diferença na vida de qualquer pessoa. Se ao responder você disse sim a cada uma delas, parabéns! Está no caminho certo para realizar seus objetivos.
  
Agora, se em pelo menos uma das alternativas, respondeu negativamente é hora de tomar uma decisão: continuar como está ou optar por uma vida congruente e harmônica. Garanto que você não se arrependerá em desenvolver a capacidade de alinhar aquilo que pensa, fala e faz. Se optar por ficar como está só posso lamentar e avisar que você corre um sério risco de extinção.
  
Não há mais espaço no mundo para aqueles que “dizem muito e não fazem nada”.
  
 
  
"Muitas vezes, uma mudança interna se faz mais necessária do que transformar a situação."
Arthur Christopher Benson