Loading

5515997072254
Muito Obrigado, Dr. Paulo

Muito Obrigado, Dr. Paulo

01/05/2010
Meu avô sempre ensinou que o maior bem de uma pessoa é o seu nome. Uma pessoa, ao perder a “identidade e qualidade” que um nome lhe confere, tende a sofrer muito mais para se levantar. Assim, é necessário construir uma história de integridade, profissionalismo, amizade - dentre tantos outros adjetivos - ao longo de toda a vida. E isso tudo ainda deixará suas linhas pela posteridade.
 
O nome é a marca de uma pessoa. Ao citarmos Einstein, por exemplo, vem à mente a figura de um gênio e de um humanista; Ayrton Senna traduz perseverança; Elvis Presley, ousadia... E assim por diante.
 
Todas essas pessoas seguiam seus princípios e crenças básicos, tinham um objetivo a cumprir todos os dias e vislumbravam chegar a algum lugar.  Ou seja, todos tinham um plano de vida e pautavam suas ações por seus valores, sua missão e sua visão de futuro.
 
Qualquer semelhança ao Alinhamento Empresarial não é mera coincidência.
 
As empresas também precisam prezar pelo seu nome, pela sua marca, pela sua identidade. E isso se dá pelo Alinhamento empresarial, tendo bem definidos e comunicados os seus valores, missão e visão.
 
Dia desses ouvi de um empresário que “missão e visão é tudo bobagem; até a padaria da esquina tem isso”. Fiquei pasmo, ou rosa-chiclete, como ouvi dia desses. Que bom que a padaria tem seus princípios! Afinal, se a mesma preza pela satisfação de seus clientes, ela contrata pessoal qualificado de acordo com seus valores. Como é regida pelos princípios da boa saúde, precisa contratar profissionais que tenham a higiene, por exemplo, como regra de conduta pessoal. Ou você vai gostar de saber que o rapaz que faz a massa vai ao banheiro e não lava as mãos?
 
E, da mesma forma, os outros pilares também valem, pois todos na padaria sabem o que é preciso fazer no dia-a-dia para manter os clientes atuais e conquistar novos, além de saber onde a empresa quer chegar daqui a alguns anos.
 
E isso não pode ser apenas discurso, não é representado por uma pela placa de aço escovado na porta da empresa.
 
Já comentei em texto passado a respeito de atitudes congruentes. Deve haver coerência nas ações, naquilo é feito. Deve haver coerência entre o que se acredita e o que é praticado. É isso o que vai fazer a boa reputação, que é construída de ações passadas e perspectivas futuras, que são realizadas no presente. Traduz-se na capacidade de concretizar aquilo que a empresa promete, alinhando discurso à prática.
 
Tendo um nome forte, uma marca que inspira confiança, a empresa se torna um ímã. Todos querem se aproximar dela: clientes, fornecedores, profissionais talentosos, meios de comunicação, etc.
 
Mas tudo, seja na esfera profissional ou pessoal, principia com o Alinhamento, isto é, com os princípios a seguir, com a missão a cumprir e a visão a alcançar.
 
Construa um nome, uma reputação. Ninguém tira isso de você.
 
Atesto isso contando uma história de meu avô, médico em Sorocaba e que sempre procurou auxiliar aos mais necessitados, ora com consultas gratuitas, ora custeando os medicamentos. Em seu velório, uma mulher bastante simples aproximou-se do caixão, colocou suas mãos sobre as dele e disse: “Muito obrigado, Dr. Paulo”.
 
Essa marca que meu avô construiu em torno de seu nome está perpetuada na mente e nas histórias contadas por seus pacientes, parentes e amigos.
 
 
 
"A vida e a reputação do homem caminham a passo igual".
Publílio Siro