Loading

5515997072254
NOVO NORMAL? Ah, para ô...

NOVO NORMAL? Ah, para ô...

01/05/2020
Tem muita gente falando sobre o “Novo Normal” pós-pandemia. E esse tal de “novo normal” é só mais uma expressão de efeito. Novo normal é simplesmente o tesarac dos tempos atuais, que nada mais é do uma readequação, transformação, desconstrução, ruptura, mudança... enfim, evolução.
Mas, quanto ao novo normal, ná tempos não existe mais um padrão de normalidade. O que é padrão de beleza normal? Qual o perfil normal de quem ouve rock, pagode ou jazz? Nos dias de hoje, nesse mundo digital, veloz, dinâmico, mutante, não há normal ou padrão. Cada um adquire produtos e serviços de acordo com suas necessidades específicas.

Em 2008, mega consultoria internacional abordava sobre como seria a gestão de pessoas em 2020. Não aconteceu.
No b2b, não há padrão normal no comportamento de compras: tem empresas que ainda gostam de ser paparicadas e visitadas por representantes, algumas são mais burocráticas, outras recebem somente ofertas online, e também tem aquelas que privilegiam as indicações.
No comércio, as vendas eram passivas e dependiam do cliente contactar a empresa ou entrar na loja. Não tinham um CRM adequado... no máximo, um grupinho de zap e achando que postando nas redes sociais estavam mantedo clientes. Agora, a suposta normalidade é vender no ambiente online e alguns se remodelaram para esse formato de atendimento. Mas quando voltarmos a uma situação em que possamos ir às ruas, será uma nova realidade, que pode mesclar on e off-line, físico e digital, balcão e teclado.

Não há bola de cristal. Não há padrão. Não há novo normal. O que existe é um mundo dinâmico que exige mesclar o raciocínio lógico à intuição, trabalhar o plano e o terreno, as ideias e as atitudes. Pense nisso, sem vitimite ou isenção de responsabilidade.

Respeite o seu negócio, a sua história e o seu propósito.


https://www.youtube.com/watch?v=9XPZ-ISCAjQ&t=21s