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O que eu quero?

O que eu quero?

01/08/2011
Um jovem perguntou a Sócrates como podia alcançar a sabedoria. Sócrates disse-lhe que o acompanhasse e levou-o a um rio, onde mergulhou a cabeça do jovem dentro da água, sem deixá-lo respirar. Quando o jovem parecia desfalecer, Sócrates tirou-o da água e permitiu que respirasse.
Ofegante, quase sem conseguir falar, o surpreso jovem disse: "Mestre, por que isso? O senhor está fora de si?"
E Sócrates calmamente o questionou: “O que você mais quis quando estava com a cabeça dentro da água?"
"Eu queria respirar", disse o jovem.
E Sócrates declarou: "Quando você quiser a sabedoria tanto quanto você queira respirar, então a terá."
 
Pedir, pedir, pedir... O mundo moderno se acostumou às facilidades e comodidades. Com isso, ao invés de "correr atrás" do que se almeja, fica-se lamentando por não ter alcançado o objetivo. E, por vezes, um dos grandes erros está nesse ponto: estabelecer o objetivo. Afinal, somente quando se tem um objetivo bem definido é possível seguir em frente, traçar um plano de ação e, mesmo com recursos escassos e todas as adversidades, alcançar o sucesso. A partir do momento que se sabe aonde quer chegar, pode-se deixar de enxergar problemas em tudo e passar a vislumbrar soluções.
  
Empresas e profissionais precisam ter uma visão - e atuação - mais abrangente. Não apenas abrir as portas, passar o cartão e fazer a rotina. É preciso ir além, ser um agente transformador.
  
De início, é necessária uma visão muito clara de nós mesmos, complementada pelo modo como os outros nos enxergam. Isso porque, muitas vezes, achamos que estamos fazendo algo, mas o mercado não está vendo assim. Achamos que estamos nos atualizando, mas nossos parceiros nos consideram retrógrados. Acreditamos que estamos jogando um bolão, porém não temos nenhum público. Já disse Aristóteles: "Conhece-te a ti mesmo primeiro, mas a partir do interesse do outro". Então, pergunte-se: é isso mesmo que quero para a minha vida ou minha empresa? Estou no caminho correto, gerando utilidade para meus clientes e contabilizando aspectos positivos para meu negócio? Isso deve estar claro para que os desafios sejam um motor que impulsiona projetos, e não uma foice pronta para imobilizar os passos.
  
Às vezes achamos que o caminho está difícil demais e decidimos mudar a diretriz apenas porque a atual está nos deixando em desespero: isso é apenas adiar o próximo tsunami de insatisfação, estresse e até um "burn-out" (desilusão causada pelo excesso de situações estressantes, que gera imobilização, falta de motivação e de sensibilidade; esgotamento emocional).
 
Querer e pedir, como fez o discípulo de Sócrates, é extremamente fácil. Mas, de forma alguma, significa que será possível alcançar o intento. Então, estabeleça suas metas, determine o que é mais importante, gerencie suas atividades e cumpra rigorosamente seu cronograma. Afinal, como pode dar conta de uma empresa, se tornar um líder, ter reconhecimento, se não consegue sequer lidar com a sua agenda diária?
 
As lições acima foram dadas por Amalia Sina, uma das mais brilhantes executivas e empresárias do Brasil. E, a lição final que ela provavelmente traria, seria esta: "Existem momentos em que algo dá errado (e isso faz parte!) e perdemos um pouco da alegria de perseguir o que queremos. É justamente nessas horas que devemos perseverar e encarar os desafios. Só um vencedor segue em frente onde os outros desistiriam. Acredite em você e vá em frente."
 
 
  
"Sonhar não é esperar".
Miguel de Inamuno