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Pamonha de Piracicaba - O poder da Comunicação

Pamonha de Piracicaba - O poder da Comunicação

03/12/2024
PAMONHA, PAMONHA PAMONHA.
Pamonha de Piracicaba. É o puro creme do milho verde. Venha provar freguesia.
 
 
Em 1953, a família Rodrigues iniciou a produção. Dona Benedita ensinou a filha, Vasty Rodrigues Octaviano, a preparar o doce. Depois de algumas receitas prontas, Vasty colocou os doces numa cesta e saiu vendendo. Já no primeiro dia vendeu 200 pamonhas, o que surpreendeu toda a família. O marido de Vasty, Aparecido Octaviano, funcionário da Usina Monte Alegre, abandonou o emprego para ajudar a esposa. Ele dizia que num único dia ganhou o dinheiro que iria receber por um mês inteiro de trabalho.
Com as vendas crescendo, a cesta foi substituída pela carroça. Em 1966, a produção atingiu cinco mil pamonhas por dia. O filho caçula de Vasty foi o primeiro vendedor motorizado de pamonhas com uma Kombi. Mais tarde, outros vendedores compravam as pamonhas de Dona Vasty para revendê-las.
O famoso slogan da pamonha foi gravado em 1969, quando um dos vendedores de pamonha "soltou a voz" para tornar a venda mais fácil e a pamonha de Piracicaba conhecida. Dirceu Bigelli era um excelente vendedor e gravou o slogan "Pamonha, pamonha, pamonha. Pamonha de Piracicaba. É o puro creme do milho verde". A gravação espalhada pelos automóveis percorria todo o Estado de São Paulo e chegaram a ir para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
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O vendedor Dirceu traz excelente exemplo de comunicação: voz forte e clara, mensagem concisa e meio ideal de transmissão, facilitando o entendimento do ouvinte-comprador.
 
E hoje, mesmo com toda a tecnologia do mundo moderno, a comunicação é um dos principais problemas. As ferramentas, meios e veículos existem e melhoram a cada dia. Então, a dificuldade da comunicação reside nas pessoas.
A maioria das falhas e problemas que ocorrem nas relações interpessoais acontece justamente por problemas de comunicação. Os níveis de conhecimento e entendimento variam de pessoa para pessoa. Então, se eu falo tecnicamente a respeito de um assunto com um leigo, é bem possível que ele apenas balance a cabeça, como se estivesse entendendo tudo. Mas a comunicação não é aquilo que eu falo, e sim o que chega ao receptor da mensagem.
 
O ser humano é propenso a interpretar tudo o que acontece. É de nossa natureza avaliar, ponderar, julgar e comparar com nossa escala própria de valores: julgamos as coisas não como elas são, mas como nós queremos que elas sejam.
 
Comunicar é transmitir a mensagem de forma concisa. Compreender é aprender a lidar com a realidade interna do outro.
Por essa razão, se desejamos nos comunicar com outras pessoas, precisamos, constantemente, exercitar a arte da empatia, que é a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, entendermos o seu estado de espírito, seu momento psicológico, seu nível cultural, suas crenças, seus apelos emocionais.
 
"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito."
Peter Drucker
 
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