Loading

5515997072254
Planejar É Preciso

Planejar É Preciso

01/05/2007
Com os efeitos da tecnologia e da modernização do mundo globalizado, nossos dias tornaram-se uma enxurrada de afazeres e compromissos. Logo que se inicia o dia, você abre a agenda e verifica tudo o que precisa ser feito: ligações, reuniões, compras, contatos diversos, visitas, etc. Ao final do expediente, porém, percebe que não realizou nem metade do que estava previsto, acumulando mais coisas ainda para o próximo dia. Daí pensamos: "meu dia precisava ter 36 horas".
 
Logicamente, não passa de uma forma para enganarmos a nós mesmos, pois no caso de um "dia mais longo" estaremos reservando nosso tempo para um maior número de tarefas.
 
A questão toda da escassez do tempo pode passar pelo acúmulo de funções, pela correria e dinamismo da vida moderna e, até mesmo, pela necessidade que temos de mostrar nossa capacidade. No entanto, o fator mais importante disso tudo é a falta de planejamento, seja no âmbito pessoal ou profissional.
 
Um dia bem planejado, estruturado talvez dentro de um quadrante com urgências e importâncias, como o sugerido por Stephen Covey, autor do best-seller "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", permitirá que nos afastemos do relógio para que poder controlar o tempo com uma bússola.
 
É isso mesmo! O controle do tempo e das tarefas a desenvolver será realizado através de uma gestão eficiente, com uma definição clara daquilo que realmente é necessário fazer.
 
Quando estamos sem rumo, somos como um barco à deriva, que não age, apenas reage às marés e ao vento. Ou seja, ficamos à mercê de fatores totalmente incontroláveis, não nos sendo permitido ajustar as velas para obter melhor resultado e chegar aos objetivos propostos.
 
Todos nós sabemos que é importante administrar o tempo. Mas poucos realmente dão atenção merecida a esses aspectos por causa das chamadas atividades urgentes e inadiáveis.
 
E aqui cabe lembrar que a produtividade de um profissional é medida pelo trabalho feito, e não pelo esforço em realizá-lo. O ideal, portanto, não é priorizar a sua agenda, e sim agendar as suas prioridades.
 
Qualquer um pode controlar melhor o tempo e deixar de fazer parte do time dos que ficam reclamando que o dia só tem 24 horas. Basta querer... E planejar. Com isso, acabamos por conquistar mais autonomia em nossos dias, dedicando, inclusive, o tempo necessário para trabalho, família, lazer, alcançando maior qualidade de vida.
 
Diz o ditado popular que tempo é dinheiro. A meu ver, trata-se de uma visão equivocada ou, possivelmente, adequada a uma determinada época. Tempo não é dinheiro. Tempo é vida. E cabe a nós saber o que fazer com ele.
 
Para aqueles que não planejam seu dia, tenho uma sugestão: comece a ir para o trabalho vestido de bombeiro porque você passará o dia todo somente "apagando incêndios". Ou então fantasie-se de "macaco gordo"; afinal, você não é o quebra-galhos de todo mundo?
 
 
 
"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Nicolas-Sébastien Chamfort