Loading

5515997072254
Precisamos dos Nexialistas

Precisamos dos Nexialistas

13/12/2023
Há cerca de uns 20 anos, Walter Longo e Zé Luiz Tavares disseminaram no Brasil a proposta do Nexialismo.
Mas o que seria isso?
O termo nexialista surgiu em 1954 no livro “Missão Interplanetária” (título original: "Voyage of the Space Beagle"), do canadense A.E. Van Vogt, uma obra de ficção científica onde o autor fala de uma nave que sai da Terra em busca de outros mundos habitados. Dentro dessa nave estão cientistas de todos os conhecimentos humanos: eles são especialistas. Apenas um tripulante não é especialista em nada e, no livro, é chamado de nexialista. A nave, durante sua missão, enfrenta diversos problemas, e o único que aparece para resolvê-los é o nexialista. Pela sua visão ampla e capacidade de realizar conexões, apesar de não ser especialista em nada, ele sabe buscar as respostas para as perguntas que surgem e sempre cria soluções que façam nexo - daí o nome nexialista.
 
Dessa forma, pode-se dizer que o Nexialismo é a ciência que engloba todas as ciências, pois é a ação de ordenar o conhecimento de uma área com outras áreas. Einstein, por exemplo, foi um nexialista por ter relacionado massa, energia, tempo e velocidade, isto é, forças e valores não antes interligados.
 
Muitos contraditores querem afirmar que o nexialismo ficou para trás: o engraçado é que tais antagonistas são profissionais especializados em determinadas áreas, rsrsrsrs
 
Enfim, Nexialista é o indivíduo generalista e integrador processual, no meio de vários especialistas focados em suas respectivas disciplinas. Ele integra, de maneira sinérgica, complementar e sequencial, as várias disciplinas que compõem o conhecimento humano, de modo que as coisas e atividades façam nexo entre si, aproveitando os insights gerados por diferentes disciplinas de maneira que se produzam resultados exponenciais.
Assim, num universo de especialização cada vez maior, nada mais importante do que ter a visão do todo, de poder enxergar a floresta além das árvores e ser capaz de desenvolver princípios e critérios comuns para o julgamento de nossas ações.
 
No mundo dos negócios, é cada vez mais importante encontrarmos alguém que não saiba a resposta para todas as perguntas, mas sim que seja capaz de saber onde olhar para buscá-las. Alguns chamam isso de pensar "out of the box", outros de gestalt, visão sinérgica, holística ou qualquer outro termo.
 
A verdade é que, nas organizações atuais, criaram-se feudos departamentais, onde cada gestor teme o apoio como ingerência, onde o medo de perder o emprego é mais forte do que a propositura de mudanças, onde a liderança confunde paternalismo com humanização.
 
No cenário atual, repleto de especialistas e gurus corporativos, faltam empresas e profissionais com visão sinérgica e isenta de vínculos emocionais que permitam desenvolver ideias e buscar soluções que integrem as múltiplas ferramentas e abordagens, sem peso específico ou ênfase pré-concebida a nenhuma delas. E isso porquê faltam mais nexialistas a bordo das naves empresariais.
 
Todos sabemos que, como na nave espacial de Van Vogt, as organizações tem sido atacadas, cada vez mais, por criaturas alienígenas que geram a crescente irrelevância de serviços e produtos. Quem sabe a história se repete e, assim como no Space Beagle, poderemos ser salvos pelos nexialistas a bordo.
Esse vídeo da “nexialistas..com” auxilia a compreender um pouco mais dessa proposta (https://www.youtube.com/watch?v=mt7B9DbxeuY).
 
O momento é crucial para desenvolver uma equipe de Nexialistas.
Fez sentido para você? Então vamos conversar!