Loading

5515997072254
Quando a Gente Muda

Quando a Gente Muda

01/12/2004
Muda
Que quando a gente muda
O mundo muda com a gente
A gente muda o mundo
Na mudança da mente
E quando a mente muda
A gente anda pra frente
E quando a gente manda
Ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude
Não há mal que não se mude
Nem doença sem cura.
Na mudança de postura
A gente fica mais seguro
Na mudança do presente
A gente molda o futuro!
Até quando você vai ficar levando porrada?
Até quando você vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Muda
Que quando a gente muda
O mundo muda com a gente
 
Quem me lembrou dessa música, cuja autoria é de "Gabriel, o Pensador", foi o amigo Paulo Marcelo. E julguei-a bastante oportuna para o momento. Afinal, mais uma vez chegamos ao final de ano, época em que procuramos renovar nossos desejos de mudança, de melhorar e de fazer mais em nossas carreiras, de produzir, de aproveitar a vida, a família e os amigos.
 
Agora é o momento em que precisamos dar uma pausa, refletir o caminho em que estamos e, se necessário, alterar ou ajustar a direção. Mas também precisamos saber onde queremos chegar. Afinal, em tempos de mudança, de nada vale saber a resposta se a pergunta já mudou!
 
Geralmente temos uma visão muito particular da realidade e do que achamos ser possível. Então também se faz necessário deixar de lado os estereótipos, os pré-conceitos, os "achismos", para que tenhamos um entendimento completo, coerente e verdadeiro de tudo o que se passa.
Toda mudança traz consigo uma gama de novas oportunidades e, em tempos de mudanças, as pessoas melhor preparadas ou aptas a entender o que mudou e reagir em tempo hábil têm uma vantagem competitiva sobre os demais.
 Existem três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que vêem acontecer e as que não sabem o que está acontecendo.
 
Segundo o consultor José Luis Amâncio, existem algumas dicas de como você pode rever e atualizar sua percepção da realidade:
• Foco - Mais do que nunca a realidade é, por vezes, virtual e pessoal. Não cometa o erro de generalizar demais os problemas ou soluções, encontre o foco correto para seu questionamento. Lembre-se de ter em mente justamente as variáveis que contam para o seu caso e com base nelas focar na direção dos itens que são importantes para você.
• Metas - Com base no foco de sua realidade, estabeleça as questões e objetivos que são fundamentais para você e que podem lhe conduzir a um entendimento das suas novas possibilidades. Então trace um plano para lhe ajudar a rever seus limites e explorar eventuais novas oportunidades. Estabeleça pequenos passos para realizar suas metas (assim você terá muito mais o que comemorar); caso tenha alguma derrota, será apenas uma derrota entre muitas pequenas vitórias.
• Ação - Lembre-se que qualquer possibilidade ou oportunidade de melhoria sem a devida ação será somente um sonho. A ação é a força que irá lhe permitir quebrar o círculo vicioso (ou virtuoso). Com atitude, você poder tentar algo novo e obter resultados muito acima do que você poderia esperar.
• Motivação - Na grande maratona da vida, o mais importante é a ação constante e ininterrupta. E isso somente é possível quando você encontra motivação para seguir em frente, rumo à próxima etapa. Lembre-se do exemplo da maratonista que mesmo sem forças persistiu motivada até cruzar a linha de chegada em último lugar e desmaiando de exaustão, porém cumprindo a meta pessoal de chegar ao final da corrida.
• Feedback - Qualquer ação baseada num plano sempre necessita do devido "feedback" para eventuais correções de curso. Assim, podemos determinar se estamos atingindo os objetivos que traçamos, podemos quantificar o esforço correto ou eventual ajuda a serem empregados e também podemos ver as nossas vitórias e sucessos e com isto nos motivar cada vez mais.
Então, não fique olhando o que passou, não olhe para trás, porque você não está indo nessa direção. Projete-se para o futuro e faça acontecer.
 
 
 
“O presente não é um passado em potencial. É o momento da escolha e da ação”.
Simone de Beauvoir