Loading

5515997072254
Queimem as Naus

Queimem as Naus

01/01/2007
Agátocles, Tirano de Siracusa, numa expedição marítima contra Cartago, ao desembarcar, mandou queimar todos os seus próprios navios e marchou contra Cartago, cujos habitantes, derrotou. Fez isso para anular - para si próprio e a seus comandados - qualquer possibilidade de fuga ou de voltar atrás. Sem os navios, seria impossível recuar.
 
"Queimar as Naus" significa, pois, ir em frente, sem sequer poder pensar na possibilidade de voltar ou desistir. Há vários exemplos na história, de comandantes valorosos que fizeram a mesma coisa. Dizem que os Vikings faziam o mesmo - ao chegar num porto para invadir um território e conquistá-lo - queimavam seus navios para impedir qualquer possibilidade de recuo. "Queimar as Naus" representa vencer ou vencer!
 
O que esta história pode ensinar para nossa vida pessoal, profissional e empresarial? Muitas vezes começamos um projeto, entramos numa nova empreitada, fazemos uma mudança forte na vida e ficamos pensando no passado. Ficamos sempre com a dúvida se deveríamos ou não ter feito o que fizemos ou tomado a decisão que tomamos. Estamos sempre com um pé no cais e um pé no navio. Será que não vale a pena recuar? Não terá sido uma loucura esta decisão?
 
E aí, se os navios estiverem no porto a nos esperar, é muito provável que tenhamos a tentação - mais confortável e segura - de voltar, de recuar. Mas se queimarmos os navios (do passado) não teremos como recuar. Não haverá navios a nos esperar. Teremos de caminhar, ir em frente, acreditar, lutar, vencer.
 
Assim, quando você tomar uma decisão, pense bem antes e uma vez tomada, queime as naus, ou seja, não pense mais no passado e vá em frente! Na empresa, quando lançamos um novo produto ou novo serviço temos que fazer absolutamente tudo para que tudo dê certo. Se ficarmos pensando na possibilidade de recuar, jamais empreenderemos o esforço total para vencer os desafios que por certo surgirão à frente.
 
Essa mensagem, recebida do amigo Gaspar Martins, traduz uma mensagem positiva de que devemos acreditar em nossos atos. Mas, além de acreditar, é preciso agir.
 
Assim, é preciso somar planejamento, paixão, vontade e, principalmente, ação. Sem atitude não é possível caminhar.
 
Quantas vezes você se deparou com um problema que parece difícil demais para ser solucionado? Você desiste mesmo antes de tentar? Quem decide que você não consegue superá-lo? Somente você pode decidir e, certamente, jamais conseguirá fazê-lo enquanto pensar assim. Você está programando seu raciocínio, sua vontade e sua vida para desistir mesmo antes de começar.
 
Justin Herald, em sua obra intitulada "Atitude!", dá um singelo exemplo. Imagine-se sentado diante de uma lareira vazia esperando que ela aqueça o ambiente: ela não vai se acender sozinha. É preciso colocar lenha dentro dela e acendê-la para que então ela comece a aquecer. A mesma teoria se aplica a sua vida: é preciso que você mude primeiro para que, então, os problemas e as pessoas ao seu redor também mudem. Trata-se de sua vida, seus sonhos e objetivos. Você é capitão de seu destino: tudo depende do lugar para onde quer levar seu barco. Você é o único responsável por sua vida: você recebe da vida o que deu a ela.
 
E se você chegou a um ponto em que deseja mais da vida ou quer mudar o seu modo de ser, primeiro examine sua atitude.
 
Então, não adie as mudanças para um outro dia. Mude agora. Mude hoje!
 
 
 

"Somos escravos da nossa própria falta de atitude." 
Gabriel, O Pensador