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Quem Roubou Nossa Coragem?

Quem Roubou Nossa Coragem?

01/07/2015
Estamos todos com medo!
Essa frase resume o atual cenário político, econômico e social do país.
Toda a população como Alice no País das Maravilhas, sem saber para onde ir, para onde correr; por isso mesmo, qualquer caminho serve.
O mais grave disso tudo é a "crise moral" que toma conta de cada um. Não apenas pelos descalabros governamentais e corrupção, mas também pela onda de pessimismo instalada.
 
Isto posto, e consciente de que a lei de causa e efeito rege a humanidade, considero que a única forma de reverter a situação é sair da inércia, buscar a chama do entusiasmo e recomeçar. Afinal, permitimo-nos chegar a esse ponto, seja por ação ou omissão.
Daí vem a pergunta através da composição de Renato Russo: "quem roubou nossa coragem?"
A resposta é que ninguém tomou o que era nosso; simplesmente deixamos a situação nos conduzir a isso.
Então, ainda seguindo a música da Legião Urbana: "Mas ainda temos chance. O Sol nasce prá todos, só não sabe quem não quer".
 
E uma das formas mais simples de se fazer o Sol voltar a brilhar em nossas empresas - e também na vida familiar e pessoal - está descrito no best-seller "A Estratégia do Oceano Azul" (W. Chan Kim e Renée Mauborgne, Editora Campus), através do Modelo das Quatro Ações.
 
Segundo os autores, existem quatro perguntas-chave que questionam a lógica estratégica e os modelos de negócios:
• Que atributos considerados indispensáveis podem ser eliminados?
• Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões praticados?
• Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões praticados?
• Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?
 
Com as duas primeiras ações (eliminar e reduzir atributos) desenvolve-se novas idéias sobre como otimizar esforços desnecessários (pessoal, tempo, recursos financeiros, etc) em comparação ao seu histórico, aos seus concorrentes ou à própria prática de mercado.
As outras duas ações (elevação e criação) fornecem insights sobre como aumentar o valor para os clientes e criar nova demanda (elas fazem com que as empresas mudem os próprios atributos, tornando irrelevantes as atuais regras da competição).
 
Inserindo o Modelo das Quatro Ações num quadrante as empresas são induzidas a responder as quatro perguntas, forçando-se a agir com base nelas para construir uma nova curva de valor.
 
Na verdade, uma medida bastante simples para mudar os rumos daquilo que está se praticando. Basta sinceridade e boa vontade para fazer a análise. E, depois, muito esforço e dedicação para se colocar em prática.
 
Por isso...
"Quando o Sol bater na janela do teu quarto, lembra e vê que o caminho é um só".
 
 

"Por que esperar se podemos começar tudo de novo. Agora mesmo".
Renato Russo - Legião Urbana