Loading

5515997072254
Saindo do Vácuo

Saindo do Vácuo

01/01/2020
É comum dizermos que no planejamento há muita iniciativa e pouca “acabativa”.
Isto é, muita gente desejando cumprir metas, com excelentes intenções, mas que não leva a cabo suas decisões. E isso vale para a vida pessoal e profissional, seja no ambiente familiar, social, religioso ou corporativo.

Há uma espécie de vácuo, um vazio, uma interrogação desprovida de conteúdo, que conduz à inércia, gerando desculpismos, vitimites e zona de conforto. Normalmente, esses problemas são gerados por fatores internos (da pessoa, entidade, organização ou empresa).
Para superar esse obstáculo é que usamos a Análise de Lacunas (ou Gap Analisys).

Com essa ferramenta pode-se avaliar a dissonância entre potencial e desempenho, isto é, entre onde se desejava estar (objetivo) e onde realmente está (performance atual). Com essa análise, fica mais fácil avaliar as causas que atravancam o desenvolvimento, permitindo realocar os recursos (tempo, financeiro, atenção, pessoas, energia, etc).

Frequentemente, a avaliação da Análise de Lacunas conduz à Lei de Pareto: 80% dos problemas têm origem em 20% das causas. Daí fica mais fácil realizar as correções, superando as dificuldades com mais assertividade e minimizando riscos.

O processo é bastante simples:
• 1 - Identificação do Estado Atual: verificação de onde e como está - situação real
• 2 - Visualização do Objetivo: análise real de onde ou como pretendia estar - meta ou sonho
• 3 - Identificação de Lacunas: avaliação da diferença entre onde está e onde desejava estar. É importante ser verdadeiro nas respostas, assumindo responsabilidades, mas sem culpar a si ou a outrem. É uma verificação objetiva e racional, isenta de emoções e sentimentos. Com gráficos, números, análise de tarefas da primeira e segunda etapas é possível identificar as lacunas
• 4 - Plano de Ação: elaboração e implementação das ações corretivas necessárias para fechar as lacunas, já evitando gargalos em atividades posteriores.

Etapa a etapa, o método da Análise de Lacunas é bastante simples, porém extremamente trabalhoso caso haja miopia em aceitar a realidade dos fatos.

Não existe fracasso. O que passou, ficou para trás e trouxe experiência e conhecimento.
Os erros foram feedbacks que a vida trouxe para entendermos que algo estava errado.
Agora, é corrigir e seguir em frente.


 
“Quem não evita as pequenas faltas, pouco a pouco cai nas grandes”.
  Thomas Kempis