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Sobre Marketing e Propaganda

Sobre Marketing e Propaganda

13/11/2023
É muito comum ouvirmos que uma empresa postando em redes sociais ou anunciando na mídia off-line está fazendo Marketing, uma vez que pratica uma ação de comunicação voltada a venda de um produto ou serviço.  
Mas será que esse pensamento está realmente certo, ou é um conceito equivocado?
Sem a pretensão de criar um debate ou discussão acadêmica, gostaria apenas de tentar elucidar um pouco a questão.  
 
O Marketing, segundo Philip Kotler, se traduz num "processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores". Passando para uma abordagem mais relacional, segundo Gronroos, "marketing é estabelecer, manter e desenvolver relacionamentos de longo prazo com os consumidores e parceiros, a fim de que os objetivos das partes sejam atendidos; isto é alcançado através de trocas mútuas e do cumprimento das promessas estabelecidas".  
A Propaganda é a ferramenta responsável por tornar um produto ou serviço conhecido do público. A propaganda, necessariamente, está restrita aos veículos de comunicação e implica em pagar um espaço publicitário para a mídia a fim de veicular o seu anúncio.
 
Expostos os conceitos, podemos dizer que o Marketing é o grande guarda-chuva, que envolve uma estratégia geral que abrange produto, sua adequação ao mercado, distribuição, preço percebido, valor de mercado, comunicação e propaganda, etc. Isso tudo ainda considerando as táticas de pesquisa para desenvolvimento e lançamento, o convencimento e motivação do público interno, ações de relações públicas...  
 
Mesmo possuindo objetivos distintos, a Propaganda e o Marketing têm o mesmo foco naquilo que diz respeito à captação e manutenção do consumidor. Enquanto o Marketing se responsabiliza pelas estratégias gerais, a Propaganda concorre para tornar o produto conhecido de acordo com aquilo que foi traçado no planejamento de Marketing.  
Com isso, percebe-se que, embora Marketing e Propaganda devam estar alinhados e em consonância, a atuação do primeiro é muito mais ampla.  
 
Para exemplificar melhor, vamos até uma granja. A galinha nasce, cresce e se alimenta. Verifica o melhor local e prepara seu ninho. Embora seja natural e instintivo, também se preocupa com a embalagem e o conteúdo de seu produto (casca, clara e gema). Enfim, coloca seu produto no mercado (o ovo). E começa a cacarejar, anunciando que botou o ovo. Esta última parte é a propaganda; a ação total, desde o desenvolvimento da galinha, organização da granja, alimentação da ave, preparação do ninho, entre diversos outros fatores, é o marketing. 
 
Isto posto, deixo uma reflexão ou provocação...
Nos dias atuais, certamente que a comunicação digital (e não marketing digital) é deveras importante. Mas, se todas as empresas têm se apoiado nos mesmos dados de perfil de público (ou persona), demografias e outras métricas fornecidas pelas próprias ferramentas digitais, aonde estará a estratégia de diferenciação ou posicionamento?
 
 
 
  
"Se você chegar a uma encruzilhada, siga adiante."
Yogi Berra