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Sua Empresa já Olhou no Espelho?

Sua Empresa já Olhou no Espelho?

01/10/2000
Você está diante do espelho, preparando-se sair de casa: penteia o cabelo, arruma a roupa, faz algumas esquisitices próprias, e vai para a rua cumprir seu compromisso. Mas qual é o motivo de todo esse ritual? Passar uma boa imagem aos outros, parecer correto, asseado, senhor de si e de todas as situações. Portamo-nos e vestimo-nos de acordo com a situação, sorrimos para conquistar a simpatia e confiança daqueles que nos cercam, buscamos amizades e credibilidade.

Agora não é mais você diante do espelho. É a sua empresa! O que você vê?
Alguém descabelado, cara torta ou inchada, desânimo? Espero que não. Alguma vez você já parou para pensar que, se sua empresa fosse uma pessoa, o que ela gostaria de transmitir aos outros? Qual a imagem de sua empresa diante do espelho? O que ela transmite para conquistar a simpatia e confiança dos que a cercam?

É comum preocuparmo-nos apenas com os grandes negócios a serem fechados. Porém, na maioria das vezes, a imagem da empresa é esquecida, o que acarreta em grandes perdas. Lembram-se das primeiras aulas de marketing ou administração: agregar valor à marca. Isso é conseguido através da imagem que sua empresa transmite, não só ao mercado e a seus clientes, mas também à comunidade.

Por vezes, o setor industrial, por se tratar de business-to-business, não procura passar qualquer mensagem à sociedade, uma vez que não é consumidora do produto. “Se não compram de mim, não preciso mostrar nada do meu negócio, certo?”

Acredito que não. Basta vermos o caso da multinacional Holdercim, fabricante de cimento, que explorava as jazidas de calcário na Floresta Nacional de Ipanema, um patrimônio histórico, aqui em Sorocaba. Durante muitos anos a empresa teve licença para explorar duas jazidas. No entanto, a empresa está com suas pretensões abaladas, uma vez que a Procuradoria da República não deverá autorizar novas explorações. Através de tudo o que foi veiculado pela imprensa, temos a idéia de que a Holdercim é uma empresa que está interessada apenas em se utilizar dos recursos naturais, sem se preocupar com a degradação ambiental.

Mas será que é isso que a empresa realmente está fazendo? Será que ela não tem algum projeto de preservação? Não vamos entrar em discussões legais sobre a exploração da jazida, projetos ecológicos ou dar um parecer sobre o assunto. A nossa intenção é outra.

Durante todo o período em que atuava em seu processo produtivo, não me lembro de ter visto qualquer anúncio, informe publicitário, evento, trabalho de relações públicas ou assessoria de imprensa realizado pela Holdercim. Na verdade, a empresa não existia para a sociedade. Durante seus anos de atuação, ela não fez qualquer apresentação de seus projetos, do seu apoio social, cultural ou ecológico. E, no presente momento, temos a única impressão de que seu objetivo é apenas explorar nossos recursos sem dar importância ao ambiente natural. Isso pode não ser a verdadeira intenção da empresa, mas essa é a imagem que foi construída (antes de escrever, colhi alguns depoimentos para confirmar a situação).

Talvez, se a empresa tivesse aparecido na mídia em algumas oportunidades, a situação fosse outra. Poderia até não atingir suas pretensões, mas sua imagem não estaria arranhada diante da comunidade sorocabana. Faltou comunicação.

Uma empresa não pode ser fechada; deve ter contato com a realidade externa. A empresa tem obrigação de manter uma postura cada vez mais transparente com todos que a cercam, sejam clientes, mercado, imprensa, comunidade onde atua e sociedade em geral. Para que as intenções da empresa sejam percebidas pelo público interno e externo, deve haver divulgação das boas e más notícias.

A publicidade é de extrema importância para o negócio da empresa. É a forma correta de transmitir o seu pensamento, a divulgação de seus produtos e suas mensagens para a comunidade. Sem desmerecer a notícia espontânea, é essencial esse tipo de comunicação. Por meio de informação rápida e transparente, benefícios cada vez melhores, programas de resultados, entre outros, a empresa produz uma relação extremamente saudável com colaboradores e comunidade.

Só assim será possível criar e se orgulhar de uma marca que inspire credibilidade, qualidade e competitividade no mercado.
Pense na sua empresa e em seus colaboradores. Mas também valorize a importância da comunidade em que atua.
 
 
 
“O homem que quer realizar algo encontra sempre um meio de fazê-lo, e aquele que não quer encontra sempre uma desculpa”.
Provérbio Árabe