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The New Marketing in the Company - Philip Kotler

The New Marketing in the Company - Philip Kotler

01/07/1999
Trechos da entrevista de Philip Kotler, a maior autoridade mundial em marketing, à revista Marketing da editora Referência, na edição de junho de 1999
 
Conselho aos marqueteiros:
Não se tornem um profissional de marketing se não forem fascinados por pessoas e não desejarem, com paixão, servir aos interesses dessas pessoas. Devem sentir que o cliente é mais importante que o produto. Devem dirigir o foco mais nos interesses de longo prazo dos clientes. Devem ter prazer em pesquisar as necessidades e atitudes dos clientes e serem capazes de pensar criativamente. Devem, finalmente, buscar um treinamento vigoroso e efetivo em economia, matemática, psicologia, teoria da decisão e finanças.


Os mal-entendidos sobre o marketing:
São três. O primeiro é o de que o marketing seja idêntico à propaganda e às vendas. Está claro que o marketing é uma idéia muito mais abrangente do que promoção, um dos 4 P’s. Ele ocorre muito antes de se ter produtos específicos e continua mesmo depois que os mesmos são vendidos.
O segundo mal-entendido é o de que o marketing apenas tenta aumentar a demanda. O marketing, na verdade, diz respeito a criar níveis lucrativos de demanda. O marketing envolve o gerenciamento, de maneira lucrativa, do nível, do tempo e da composição da demanda. Os profissionais de marketing, portanto, devem ser peritos em raciocínio financeiro e não apenas em raciocínio de vendas.
O terceiro mal-entendido é o de que o marketing lida apenas com produtos e serviços comerciais. Tenho procurado passar que a teoria do marketing abrange também o marketing de empresas, pessoas, lugares e idéia.

Motivação pelo marketing:
Vejo o marketing como uma força que eleva o padrão de vida. Os profissionais de marketing buscam maneiras de criar e introduzir novos benefícios, novas conveniências e novas habilidades. Eles são bem-sucedidos quando substituem uma maneira inferior de se fazer algo por uma que seja superior.

Visão de empresários sobre o marketing:
Eles reclamam que seu marketing não funciona. Constatam que suas empresas gastam mais em marketing e conseguem menos. Uma razão é que estão gastando mais no mesmo velho tipo de marketing que utilizavam no passado. O velho pensamento está dando lugar, felizmente, a novas maneiras de pensar. As companhias de marketing inteligente estão aumentando seu conhecimento sobre os clientes, aperfeiçoando as tecnologias de ligação com eles e compreendendo melhor seu sistema econômico. Tais empresas convidam os clientes a projetar o produto junto com elas. Estão prontas para fazer ofertas de mercado flexíveis. E, dentre outras coisas, estão usando mais mídia dirigida e integrando suas comunicações de marketing para transmitir uma mensagem consistente em cada contato com o cliente.

Características do Marketing 2.000:
Algumas que merecem ser lembradas: a maioria das empresas construirá um banco de dados próprio com informações detalhadas sobre as preferências e exigências pessoais dos clientes; as empresas estarão voltadas para o aumento da participação no cliente em vez da participação do mercado, descobrindo como aumentar vendas cruzadas e vendas mais sofisticadas; as companhias saltarão da perspectiva de transação para a lealdade dos clientes, muitas passando para uma filosofia de fornecimento para a vida toda; e as empresas conseguirão, finalmente, fazer com que a contabilidade gere números reais sobre lucratividade por: segmento, cliente individual, produto, canal e unidade geográfica.

O Homem sabe o que fala