Loading

5515997072254
Tire o S da Crise. CRIE!

Tire o S da Crise. CRIE!

01/09/1999
Tempos difíceis e de trabalho árduo. E onde está o meu retorno?
Trabalho tanto e não estou recebendo em troca tudo o que deveria.

Esse é o pensamento de grande parte das pessoas. Não só do empresariado, mas de profissionais liberais, empregados e demais trabalhadores. E eles não tomam uma postura para conseguir o que almejam. E mais: quando vêem alguém fechando excelentes negócios, dizem: “Eu não dou sorte”; ou então, “Ele descobriu uma boa oportunidade”.

A época é de crise e ela serve de desculpa para tudo. Mas, pelo que me consta, “o Brasil sempre está em crise”. E, ao invés de irmos atrás do que queremos, ficamos nos lamentando. Nós precisamos, urgentemente, colocar em nossas mentes duas palavras: ATITUDE e CRIATIVIDADE.
É bem melhor - e mais produtivo - deixarmos de lado as lamentações e termos uma postura pró-ativa em relação ao nosso negócio. Buscar novas informações, conhecer tendências de mercado, procurar fornecedores de serviços e produtos tornou-se estritamente necessário para a sobrevivência da empresa.

Torna-se cômodo também dizer a criatividade é característica inerente apenas a algumas profissões. E, mais uma vez, esse tipo de pensamento está muito errado. O professor precisa de criatividade para tornar sua aula atrativa; o médico necessita de criatividade para receitar um conjunto de medicamentos; o engenheiro cria soluções para obter o melhor aproveitamento de materiais; o advogado busca a melhor defesa através de um expediente criativo; o empresário cria oportunidades e negócios. Em tudo o que fazemos utilizamos esse dom divino oferecido por Deus. Mas poucos sabem se utilizar dele ou procuram desenvolvê-lo.

Roberto Duailibi, renomado publicitário da DPZ, diz que “a criatividade deve fazer parte da estrutura de qualquer empresa, pois é a atitude que garante a sobrevivência e a expansão”. Preste muita atenção: CRIATIVIDADE É A ATITUDE.
Logicamente, para criarmos, é preciso conhecimento e informação. A partir daí, tudo é exercício da mente.

A criatividade nada mais é que uma técnica de buscar soluções e oportunidades.
Muitos profissionais ou empresas colocam que têm 10 anos de experiência e que não estão conseguindo atingir o crescimento esperado. Mas será que não é a experiência de 01 ano repetida por 10 vezes? Se não houveram mudanças na empresa durante esse período, ela ficou estagnada na década passada. Com isso, o pensamento, as estratégias e a política organizacional estão completamente ultrapassados.

Em algum dos anos de atividade dessa empresa foi tomada uma atitude criativa para direciona-la e prepará-la para o futuro?

A responsabilidade pelas inovações profissionais parte do próprio empresário, podendo ele partilhar essa tarefa com funcionários e colaboradores de confiança. Para isso, é preciso haver um ambiente propício na empresa, tornando-a aberta às novas idéias, pois é o espírito criativo que induz à inovação e ao crescimento.
CRIE, CRIE e CRIE!
 
 

“Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu vejo as coisas que nunca foram e pergunto: por que não?”
George Bernard Sha