Torre de Babel
01/05/2008
Um dos mitos mais poderosos da nossa civilização é a queda da Torre de Babel.
Segundo narra o Antigo Testamento (Gênesis 11, 1-9), a humanidade falava a mesma língua e vivia em harmonia até que o homem - em flagrante desafio a Deus - resolve erigir uma torre alta o bastante para atingir o céu a fim de eternizar seu nome. Esta soberba provocou a ira de Deus: "Eles constituem apenas um povo e falam uma única língua. Se principiaram desta maneira, coisa nenhuma os impedirá, no futuro, de realizarem todos os seus projetos. Vamos, pois, descer e confundir de tal modo a linguagem deles que não consigam compreender-se uns aos outros". Assim, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra.
Atualmente, em grande parte das organizações, vemos perfeitas Torres de Babel. As pessoas não se comunicam e, quando o fazem, não são transmitidas todas as informações.
Existem características pessoais que podem causar esse fato. Como indivíduos, para nosso crescimento particular, precisamos compreender e respeitar as diferenças de cada um. É necessário perceber que não somos o centro do universo e que o mundo não gira à nossa volta. Não podemos ser a referência para todas as relações e fatos.
As organizações, por sua vez, precisam fazer a sua parte. Além de respeitar esse perfil diversificado, devem ter bem claros e definidos os seus objetivos. Isso se faz através daquilo que se costuma chamar de Alinhamento Empresarial, que define os princípios norteadores da organização:
• Visão: a visão é tudo o que se idealiza para a empresa, construída com base nos seus valores, sonhos, desejos e ambições. Serve como um norteador aos esforços coletivos de seus colaboradores, por orientar e inspirar a equipe diante das aspirações da empresa. Representa a inspiração, o sonho, o ápice que se pretende alcançar, o que se deseja ser no futuro.
• Valores: envolvem as crenças básicas e os ideais que são os pilares levados em consideração em toda e qualquer tomada de decisão na organização.
• Política: orientações que definem o padrão ético geral e ao qual todos devem se submeter.
• Missão: reflete o propósito empresarial da organização, dando vida própria e personificação à empresa. É factível, embora seja orientada para o futuro, identificando o negócio e dando rumo à organização, representando sua razão de ser.
• Definição do Negócio: é um catalisador dos esforços da empresa para manter-se em movimento, atendendo aos clientes atuais e preparando-se para atender aos clientes futuros, sempre considerando as ações da concorrência, do governo, da comunidade e dos fornecedores. Engloba as necessidades do mercado atendidas pela empresa.
Para muitos, isso é mera teoria e na prática é inaplicável. No entanto, para outras empresas, como Casas Bahia, Grupo Votorantim, Petrobras, Google, IBM, Alpargatas, é uma regra seguida à risca. Já no processo seletivo e de recrutamento é verificado se o pretendente ao cargo apresenta o perfil de acordo com o que é traçado no Alinhamento Empresarial. A cada novo colaborador, seja qual for seu nível hierárquico e função, as diretrizes são apresentadas para que sejam entendidas e incorporadas ao seu comportamento e atitudes.
E o perfil colaborativo, da comunicação eficiente, faz-se presente como norteador das empresas de sucesso. Não se trata apenas do “discurso de comprometimento” tão empregado atualmente e que, na prática, não se aplica. É uma atitude positiva de agir prontamente, ouvindo e respeitando opiniões, sempre com a intenção de obter resultados positivos para o grupo.
Em resumo, é a verdadeira cultura dos Três Mosqueteiros: um por todos, todos por um.
"O segredo do sucesso é a constância para o objetivo."
Benjamin Disraeli