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VENDA ATIVA NO VAREJO E NO B2B

VENDA ATIVA NO VAREJO E NO B2B

27/05/2020
A pandemia que resultou na suspensão de atividades da grande maioria do comércio, também fez com que muitas empresas buscassem o canal digital como salvação do negócio. Se para alguns foi a salvação do negócio, para muitos foi apenas uma maneira de minimizar os catastróficos impactos nas receitas. Os resultados para a grande maioria (exceto ótimos cases de sucesso), têm sido muito abaixo do esperado. Seria muito simples se a salvação para os negócios fosse estar somente na questão de estar ou não presente (e atuante!) nos canais digitais.

O sucesso de uma presença digital, no contexto atual, é a união da presença digital com um novo mindset, uma nova postura para o comércio em geral. A venda ativa.

O modelo de negócio do varejo em geral sempre funcionou da mesma maneira, com vendas sendo correlacionadas ao fluxo de clientes. Estar em um local de maior fluxo, como uma rua ou região movimentada era premissa de bons negócios. “Praça era um dos Os do marketing”.

O varejo se acostumou a vender somente para quem entra na loja predisposto a comprar. Da mesma forma, muitos profissionais liberais e prestadores de serviços aguardavam o contato dos. E, no B2B, organizações se acostumaram “a deitar eternamente em berço esplêndido”, por terem alguns bons clientes em sua carteira.

De certa forma, todos vendiam apenas de maneira passiva. Agora é preciso sair das quatro paredes da loja, escritório ou clínica; é preciso prospectar e manter contato, buscando consumidores onde quer que eles estejam.

Usando os canais de comunicação, como Zap e Telegram, passando pelo velho e bom telefone, ou até mesmo pela esquecida mala direta, não faltam caminhos para se alcançar os consumidores. É a releitura do modelo de porta-a-porta, onde em tempos de quarentena e isolamento, o “porta a porta” de maneira literal não pode ser praticado.

Mais do que um remédio, esse novo mindset poderá desenhar novos modelos de negócio, e novas maneiras de se trabalhar o varejo e até mesmo seus colaboradores. Entre as possibilidades, podemos dizer que a postura mais agressiva de se buscar negócios poderá até mesmo se sobressair à expansão ou a localização das empresas. Repetindo a frase dita acima, se o sucesso era algo baseado em local, local e local; nesse momento, o sucesso é baseado em atitude, atitude e atitude.

Respeite o seu negócio, a sua história e o seu propósito.
 
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