Loading

5515997072254
Você É um Elefante?

Você É um Elefante?

01/02/2003
Calma... Não precisa se preocupar. Não vou receitar nenhuma dieta ou dar dicas de emagrecimento.
 
Dias atrás li um artigo do consultor Maurício Grois cujo título era: “Por que os elefantes jamais
seriam profissionais vencedores”.
No texto, o autor comenta que algumas pessoas, mesmo dotadas de enorme potencial, não progridem ou vencem profissionalmente. Fazendo uma analogia à vida dos elefantes, é apresentada a razão oculta desse insucesso.
 
O elefante, ainda novinho, é preso a enormes correntes ligadas a poderosas estacas de ferro, fincadas metros no chão. O elefantinho, buscando sua vida e liberdade, tenta escapar bravamente, fazendo sua forte natureza selvagem espernear de um lado para outro. Mas em vão: as grossas correntes são mais fortes do que ele. Ele, então, desiste.
 
O tempo passa, o elefantinho vai crescendo, vira adulto.
 
Aí, sabe o que o domador faz? Amarra o elefante (agora enorme, não mais elefantinho) numa estaca qualquer de madeira ou coisa mais frágil ainda. O elefantão agora tem a força de muitos homens, mas não sabe disso. Assim que sente mesmo uma frágil corda prendê-lo, ele pára e obedece. As poderosas correntes do passado não existem mais. Porém, ele acredita que ainda está preso.
 
As últimas limitações que o elefante tem estão dentro da sua cabeça. Ele foi programado com uma incapacidade treinada para não conhecer o quanto é capaz.
 
Bem, agora, pare e pense.
 
Será que o mesmo não pode estar acontecendo com você ou alguma pessoa a seu redor?
Temos dentro de nós um elefante de recursos adormecidos. Mas por que não exploramos esse potencial para alcançar o sucesso?
 
Pode ser que, quando éramos apenas “elefantinhos potenciais”, quem sabe alguém (podem ter sido nossos pais, professores, censores, um gerente despreparado, a própria sociedade, etc...) nos tenha amarrado nas correntes da dúvida, da incerteza, ou nas estacas do medo de vencer ou de alguma frase negativa, do tipo “você não faz nada direito”, “você não vai dar certo”, “você só erra”, “você não tem o dom”, “quem nasceu para tostão não chega a milhão”, etc...
 
Com isso, a pessoa se sente limitada diante dos inesgotáveis bloqueadores que lhe são colocados na cabeça.
 
Mas, hoje, todos nós crescemos, temos personalidade e caráter próprios e íntegros. Sabemos de nosso real potencial. As correntes não existem mais fora de nós, mas podem estar dentro da mente de cada um.
 
Precisamos nos libertar das travas dessas idéias de fracasso e desânimo. É necessário decidir quebrar as correntes imaginárias que nos prendem aos pensamentos, hábitos e comportamentos da negatividade.
 
Deus escolheu cada um para vencer a “corrida espermatozóica” em meio a mais de 350 milhões de concorrentes. Nós temos mais de 144 bilhões de neurônios cruzando as informações para vencer.
 
Pense assim: você é tão especial e fabuloso que mereceu atenção especial: para criar o Sol, Deus apenas falou e o Astro-Rei apareceu do nada; mas para criar você Ele usou Suas próprias mãos.
Pare, pense e concentre-se. Destrua as matrizes das estacas e correntes que lhe amarram ao passado ou a um desempenho inferior à sua capacidade.
 
Mude o seu sentimento para mudar seus pensamentos e você, certamente, terá um comportamento de campeão.
 
Brilhar é fácil.
Mas não para elefantes.
 
 
 
“Assim que você confiar em si mesmo saberá como viver”.
Goethe