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8 de Maio

8 de Maio

01/05/2009
No aeroporto, os passageiros estavam na sala de espera aguardando a chamada para embarcar.
Nisso aparece o co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala branca, tateando pelo caminho. A atendente da companhia o encaminha até o avião e assim que volta, explica que, apesar dele ser cego, é o melhor co-piloto da companhia.
Alguns minutos depois, chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas aeromoças. A atendente mais uma vez informa que, apesar dele ser cego, é o melhor piloto da empresa e, tanto ele quanto o co-piloto fazem a melhor dupla da companhia.
 
Todos os passageiros embarcam no avião preocupados com os pilotos.
O comandante avisa que o avião vai levantar vôo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade. Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação. O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar vôo. A pista está quase acabando e nada do avião sair do chão.
  
Todos começam ficar cada vez mais preocupados. O avião correndo e a pista acabando. O desespero toma conta de todo mundo. Começa uma gritaria histérica no avião.
Nesse exato momento o avião decola, ganhando o céu e subindo suavemente. O piloto vira para o co-piloto e diz:
- "Se algum dia o pessoal não gritar, a gente está ferrado!"
  
Moral da História: Ouvir os Clientes É Fundamental.
  
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Agora cabem os esclarecimentos.
  
O título desta newsletter - 8 de maio - faz alusão à data em que se comemora o Dia do Profissional de Marketing. Já o conteúdo do texto acima ilustra a principal função do Profissional de Marketing: ouvir o cliente!!!
  
Conforme Peter Drucker sempre pregou, "o marketing é o conceito de onde surgem as ferramentas que ajudam na busca dos objetivos traçados. Por isso, ele é muito mais amplo que um departamento, pois compreende todo o negócio. É o negócio olhado do ponto de vista de seus resultados finais, isto é, do ponto de vista do cliente."
  
Ou seja, o Marketing é responsável pela prospecção, pesquisa, análise de mercado, formatação, promoção, acompanhamento e pós-venda, entre muitas outras funções. Por isso mesmo, afirmo que ele é um conceito que deve ser difundido por toda a empresa. Afinal, de nada adianta ser bem atendido em um aspecto, sendo que outros fatores deixam a desejar. Traduzindo, não adianta ofertar um produto de qualidade comprovada e excelentes condições de pagamento, se houver falhas no atendimento, na entrega, na cobrança... Assim, desde o bom dia sorridente do porteiro até o cumprimento do Presidente da empresa devem ser pautados pelas premissas do Marketing.
  
Com isso, se as empresas devem ouvir os clientes a fim de satisfazer as necessidades dos mesmos, porque estamos rodeados de péssimos serviços e produtos? Justamente porque as organizações têm se esquecido de pautar suas ações pelas balizas do Marketing. O mundo evoluiu, o comportamento dos clientes evoluiu, mas muitas empresas continuaram a fazer a mesma coisa de sempre. Ficaram defasadas quanto às necessidades e interesses de seus consumidores.
  
E é nesse contexto que o Profissional de Marketing passa a atuar, sempre focado em seus objetivos principais: auxiliar as vendas e satisfazer o cliente. E neste cliente, estão todos os stakeholders. E em vender estão as diversas ações que precisam ser desenvolvidas para cumprir este objetivo. Ações estas que são negligenciadas por muitos executivos e empresas.
  
Marcas fortes são construídas com valores empresariais, princípios éticos e uma missão bem definida. Isso, é lógico, sem se esquecer do binômio vendas-lucro. Essa é a fórmula simples para o crescimento e sucesso das empresas.
  
 
  
"Nós não devemos apenas acreditar naquilo que vendemos. Devemos também vender aquilo que acreditamos".
William Bernbach