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A Banalização do Relacionamento

A Banalização do Relacionamento

20/07/2020
A maioria já ouviu falar dos dados estatísticos de que custa de cinco a seis vezes mais caro conquistar um novo cliente do que mantê-lo (Time Manager International).
Alguns estudos vão muito mais além, e afirmam que busca de novos clientes pode custar de 5 a 25 vezes mais caro do que a manutenção (Harvard Business Review).
Na prática, os números variam de acordo com segmento, porte, estrutura e mais uma série de fatores.

Mas o grande problema, em verdade, é que frases e condutas como "o cliente é o foco", "aprendemos com o cliente", "lado a lado para satisfação", tornaram-se meros clichês e se tornaram práticas banais e sem a devida importância.

Basta confrontar os investimentos em treinamento, capacitação e análise de dados com as despesas de captação e comunicação.
Se a maioria dos negócios vêm, majoritariamente, dos clientes de carteira, porque o foco ainda não está direcionado a essa tarefa?
Será que a empresa realmente tem se dedicado ao encantamento dos atuais clientes tanto quanto a equipe de vendas se esforça para prospectar?
Vale a Reflexão...

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