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A Velha e Boa BCG

A Velha e Boa BCG

01/04/2015
Desde os anos 70 a Matriz BCG é uma técnica utilizada a fim de facilitar a análise do portfólio de produtos e serviços de uma organização, direcionando a detecção de oportunidades e exploração de nichos de mercado, facilitando a tomada de decisão. A base da matriz é o cruzamento dos índices de participação de mercado e de crescimento do produto. Através dela é possível visualizar com mais facilidade a situação das ofertas e priorizar o que é importante para a empresa, alocando adequadamente os recursos financeiros, de tempo, humanos e intelectuais.
 
É dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de participação e de crescimento no mercado: Estrela, Vaca Leiteira, Incerteza e Abacaxi.
 

 
• Estrela: absorve grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Representam a "menina dos olhos" naquele momento e circunstância. Fluxo de caixa extremamente equilibrado. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
• Vaca leiteira: é gerador de caixa e concebe lucros consideráveis. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Normalmente representam a base de sustentação da empresa.
• Incerteza: tem fluxo de caixa ruim, pois exige altos investimentos, apresenta baixo retorno e baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela". Normalmente são produtos e serviços em desenvolvimento.
• Abacaxi: os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa, pois os planos de recuperação são exaustivos. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, num mercado praticamente nulo. A avaliação deve ser feita de maneira a conseguir posicionar a oferta de maneira mais atrativa e rentável. Caso contrário, deve-se descontinuar o produto ou serviço.
 
Com esses parâmetros estabelecidos, pode-se perceber em que situação o produto ou serviço se encontra e, avaliando as tendências de mercado, entender quais as melhores ações a realizar.
 
  
 
A vantagem desse modelo é permitir que os produtos e serviços não tenham uma estratégia padrão de apresentação, além de proporcionar equilíbrio na carteira de negócios entre os produtos geradores e tomadores de caixa.
 
É certo que a Matriz BCG não é o único modelo a ser levado em consideração, mas na avaliação do portifólio de produtos e serviços, sua aplicação é de extrema importância.
 
 

 
"Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era prá sempre, sem saber que o prá sempre, sempre acaba". 
Renato Russo - letra da música Por Enquanto