Na hora do Planejamento Estratégico, seja da organização como um todo, seja por setor, é muito comum olhar para fora, promover benchmarking, pensar na SWOT e 4Ps (ferramentas desatualizadas), e ainda colocar tudo num modelo BMG/Canvas.
Mas são poucas as empresas que têm olhado para dentro, promovendo o autoconhecimento empresarial: quais crenças atrapalham, que limitações ainda temos, o que é preciso fazer para mudar? E ainda muitas outras questões que vão muito além das "fraquezas organizacionais".
Por essa razão o Provérbio Chinês se torna tão relevante e providencial.
Olhe primeiro para dentro, conserte seus erros e falhas.
Como ensinou Philip Kotler:
As empresas são surpreendidas quando elas perdem os clientes que disseram que estavam satisfeitos. Por que isso acontece? Obviamente algum concorrente está satisfazendo-o mais, seja pela venda a um preço inferior, ou oferecendo serviços ou recursos de qualidade superior. Nunca tenha seus clientes como certos. Os concorrentes são como abelhas zumbindo em torno de uma empresa à procura de onde morder. Descubra os seus pontos fracos e como está desapontando seus clientes antes que seus concorrentes façam isso.
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