Fórmula do Sucesso
04/11/2024
Nos tempos atuais, em busca de novos rumos para a vida pessoal e profissional, vemos muita gente dando uma guinada total, caindo na armadilha das mudanças drásticas e fórmulas do sucesso apregoadas pelos gurus da moda. E isso me faz lembrar da Parábola das Pulgas.
Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- "Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas."
Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de voo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- "Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam voo rapidamente."
Elas então contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu... A primeira pulga explicou por quê:
- "Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez."
E então um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos... Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou:
- "Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?"
- "Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do novo mundo. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento."
- "E por que é que estão com cara de famintas?"
- "Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?"
- "Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia."
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha:
- "Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?"
- "Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora."
- "Mas o que as lesmas têm a ver com pulgas?", quiseram saber as pulgonas...
- "Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".
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O economista Theodore Levitt tratou da miopia em marketing, demonstrando que, para sobreviver, qualquer empresa ou profissional deve ser capaz de ter uma visão ampla do mercado, identificar corretamente o seu negócio ou serviço e posicionar-se adequadamente. Sugiro que “dê um Google” e leia – ou releia – o artigo “Miopia em Marketing”, publicado na Harvard Business Review.
A perda de foco pode comprometer - e muito - o crescimento e o sucesso.
"Muitas vezes, uma mudança interna se faz mais necessária do que tentar transformar a situação."
Arthur Christopher Benson