Loading

5515997072254
Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva

05/05/2023
Frequentemente os consultores da MKT Sorocaba se deparam com situações análogas nos clientes e, neste ano, temos percebido maior interesse em garimpar, depurar e utilizar as informações disponíveis.
 
No cenário corporativo, as empresas de resultados são aquelas que possuem e desenvolvem o senso estratégico que, na prática, é representado pela capacidade de monitorar o ambiente de mercado e criar oportunidades de inovação e aprimoramento para obter vantagem ou diferencial competitivo.
 
Para isso, é necessário manter responsabilidade e disciplina em se buscar, continuamente, informações e conhecimento sobre as tendências de consumo, satisfação e percepção dos clientes, tamanho de mercado, rivalidade entre os concorrentes, expectativas dos prospects, hábitos e comportamentos do consumidor, mudanças tecnológicas, entre outros aspectos relevantes.
 
Após coletar as informações, é preciso sistematizar e ordenar as atividades de monitoramento do ambiente de mercado, análise da concorrência, gestão do conhecimento interno e auditoria da performance da empresa em sua cadeia de valor. Daí se evolui para o direcionamento estratégico e ações táticas (conforme mostrado na figura).
Esse trabalho de Inteligência Competitiva é primordial para sustentabilidade e crescimento dos negócios.
 
Difícil? Não, em absoluto.
Trabalhoso? Sim, mas que certamente irá gerar excelentes resultados.
Então, vamos arregaçar as mangas e mãos à obra.

“O acaso só favorece a mente preparada”.  Louis Pasteur
 
 

 
#inteligenciacompetitiva #bi #businessintelligence #pesquisademercado #planejamento #planejamentoestrategico #vendas