Loading

5515997072254
Já que o Mundo não Acabou

Já que o Mundo não Acabou

01/06/2018
Estamos cansados de ouvir que épocas de crise são chances de crescimento.
Erroneamente, ou por simples comodismo, acreditamos na falácia que corresponde o ideograma chinês de crise à oportunidade. Como manadas, somos conduzidos ao pasto das ilusões, pois é mais fácil acreditar cegamente do que refletir e agir.
 
Mas, o que poucos dizem - e que todos nós sabemos - é que precisamos trabalhar muito para provocar a transformação necessária e fazer surgir as oportunidades esperadas.
 
Em momentos de dificuldades, é hora de olhar para dentro e identificar as falhas em processos e estratégias, a fim de buscar uma maneira de superar os problemas e alcançar o espaço que se almeja. É a hora de identificar os Fatores Críticos de Sucesso com a mais profunda clareza e objetividade, aceitando as falhas da organização e do mercado.
 
Começa com a organização e depuração dos dados comerciais e financeiros da empresa, passando por evidências em processos operacionais, indicadores de desempenho e informações do segmento que, de forma integrada, oferecerão novos rumos que facilitarão a tomada de decisão.
 
Identificar os Fatores Críticos é aceitar que tais problemas não são a verdadeira causa, mas apenas sintomas. A doença é a forma como normalmente acabamos conduzindo nossos negócios, nossas vidas.
 
Em épocas difíceis, é muito fácil assumir a posição de vítima e dar desculpas para todos os problemas.
E, certamente, todas essas desculpas recairão sobre questões externas ao negócio. Afinal, formamos uma visão de túnel onde olhamos apenas para o que está diante de nós, de forma restrita, esquecendo-nos da visão periférica, de todo o conjunto. Com horizontes limitados, não se consegue enxergar opções de mudança.
 
É comum pregarmos que a solução está na educação.
Então, é hora de nos educarmos conscientemente, assumindo a responsabilidades pelas falhas internas de nossos negócios para que, buscando novos conhecimentos e ampliando horizontes, possamos construir empresas e a sociedade que tanto sonhamos.
.
 
 
“O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória”.
  Provérbio Chinês