Loading

5515997072254
Leite com Manga

Leite com Manga

01/03/2017
Quem já não ouviu dos pais ou avós que leite com manga mata? Mas será que é verdade? Você já tentou comer a fruta tomando leite ou teve medo?

Essa superstição, ainda ouvida nos dias de hoje, surgiu no período da escravidão no Brasil. Como os negros eram mal alimentados, eles se nutriam comendo as frutas das mangueiras espalhadas pela fazenda. No entanto, não bastava para saciar a fome devido ao árduo trabalho e, então, acabavam furtando leite para se alimentarem. Para evitar a perda do leite, um alimento exclusivo dos nobres e de excelente valor comercial, os senhores de engenho inventaram que a combinação entre manga e leite podia ser fatal. E a lenda continua até hoje.

Na esfera profissional e corporativa, diariamente nos confrontamos com situações “leite com manga”, onde preferimos acreditar em uma frase feita ou comportamento mecânico do que comprovar sua veracidade ou eficiência.

É o que Jim Collins, autor de “Empresas Feitas para Vencer”, chama de Fatos Brutais. Em Marketing, utilizamos com mais frequência a expressão “Fatores Críticos de Sucesso”. Podem ser processos operacionais, cultura organizacional, paternalismo, miopia em resultados, entre tantos outros fatores.

Em resumo, são desafios que precisam ser enfrentados, encarando-os com determinação e coragem, mesmo que eles tragam muitos incômodos e dificuldades. Se tais problemas não forem enfrentados, eles serão obstáculos cruéis à empresa.

É, a princípio, a tangibilização da história de David e Golias. De início, há medo e receio; mas, após entendimento e análise, compreende-se como enfrentar a adversidade.

A questão é que, para haver compreensão, é necessário haver reflexão, saindo do piloto automático.

Jim Collins realça, também, uma lei de ação e reação, que comumente chamamos de Efeito Tostines...
Segundo o autor, é o Paradoxo Stockdale: aceitar corajosamente a realidade nua e crua de sua situação (seja ela qual for), ao mesmo tempo em que mantém uma fé inabalável no final do jogo (compromisso de triunfar, independente das dificuldades). Ou seja, é um grande problema, mas sei que posso e vou superá-lo.

Em verdade, é fazer como Thomas Edison brilhantemente ensinou: o caminho mais certo para a vitória é tentar mais uma vez.
 

 
“Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.
John Quincy Adams