Loading

5515997072254
Marketing para Todos

Marketing para Todos

01/03/2010
Os últimos 15 anos trouxeram mudanças significativas para o mundo dos negócios em termos de economia, tecnologia e inovação.
 
No entanto, as transformações mais profundas aconteceram na esfera do comportamento do cliente. Com o know-how à disposição para todas as empresas, produtos e serviços se "comoditizaram" e o mercado se tornou muito mais competitivo. E o cliente ganhou ainda mais força, com diversas opções de marcas e enorme poder de decisão ao adquirir produtos e serviços.
  
Tudo isso levou as empresas a se reorganizarem, algumas até mesmo a repensarem seu modelo de gestão. O fato é que agora é preciso estar mais antenado no mercado, naquilo que acontece no segmento e na cadeia de valor. É preciso praticar uma administração moderna, atenta às necessidades e expectativas do cliente, seguindo as premissas do Marketing.
  
E vale lembrar que o Marketing está ao alcance de todas as empresas, independente de porte, segmento, atividade ou número de colaboradores.
 
Por isso é preciso enfrentar a Síndrome do Pinto Pequeno. Explico melhor: John Holmes foi uma lenda dos filmes de sexo explícito - foram mais de 300 filmes, com seu pênis de 38 centímetros. Por muito tempo, as peripécias de John Holmes e outros atores do gênero levaram os homens comuns a se sentirem inferiores por não terem "documentos de tamanha importância", gerando a Síndrome do Pinto Pequeno. Mesmo com as mulheres afirmando que tamanho não é documento para dar prazer, os homens acreditavam que só poderiam levar as parceiras à satisfação com um pênis avantajado.
 
Essa Síndrome do Pinto Pequeno que também atinge grande parte das empresas. Isto porque, ao invés de reconhecer o seu porte, a sua atuação de mercado e suas possibilidades, prefere se comparar às mega-corporações, suas vendas, faturamento, performance, comunicação, etc.
 
Com isso, esquece do seu negócio, perdendo o foco. Por isso é preciso entender que os grandes podem servir como referência, como estímulo, mas não como parâmetros do nosso negócio ou da melhor forma de satisfazer os clientes.
 
O Marketing nasceu para todos: grandes, médios e pequenos.
 
 
  
"A força não tem lugar onde se precisa de talento".
Heródoto