Loading

5515997072254
Marketing x Propaganda - Esclarecimentos

Marketing x Propaganda - Esclarecimentos

01/03/2008
É muito comum ouvirmos que uma empresa distribuindo folhetos ou anunciando na mídia está fazendo Marketing, uma vez que está praticando uma ação de comunicação voltada a venda de um produto ou serviço.  
Mas será que esse pensamento está realmente certo, ou é um conceito equivocado?
Sem a pretensão de criar um debate ou discussão acadêmica, gostaria apenas de tentar elucidar um pouco a questão.  
 
O Marketing, segundo Philip Kotler, se traduz num "processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores". Passando para uma abordagem mais relacional, segundo Gronroos, "marketing é estabelecer, manter e desenvolver relacionamentos de longo prazo com os consumidores e parceiros, a fim de que os objetivos das partes sejam atendidos; isto é alcançado através de trocas mútuas e do cumprimento das promessas estabelecidas".  
A Propaganda é a ferramenta responsável por tornar um produto ou serviço conhecido do público. A propaganda, necessariamente, está restrita aos veículos de comunicação e implica em pagar um espaço publicitário para a mídia a fim de veicular o seu anúncio.
 
Expostos os conceitos, podemos dizer que o Marketing é o grande guarda-chuva, que envolve uma estratégia geral que abrange produto, sua adequação ao mercado, distribuição, preço percebido, valor de mercado, comunicação e propaganda, etc. Isso tudo ainda considerando as táticas de pesquisa para desenvolvimento e lançamento, o convencimento e motivação do público interno, ações de relações públicas...  
 
Mesmo possuindo objetivos distintos, a Propaganda e o Marketing têm o mesmo foco naquilo que diz respeito à captação e manutenção do consumidor. Enquanto o Marketing se responsabiliza pelas estratégias gerais, a Propaganda concorre para tornar o produto conhecido de acordo com aquilo que foi traçado no planejamento de Marketing.  
Com isso, percebe-se que, embora Marketing e Propaganda devam estar alinhados e em consonância, a atuação do primeiro é muito mais ampla.  
 
Para exemplificar melhor, vamos até uma granja. A galinha nasce, cresce e se alimenta. Verifica o melhor local e prepara seu ninho. Embora seja natural e instintivo, também preocupa-se com a embalagem e o conteúdo de seu produto (casca, clara e gema). Enfim, coloca seu produto no mercado (o ovo). E começa a cacarejar, anunciando que botou o ovo. Esta última parte é a propaganda; a ação total é o marketing. 
 
***********************************************************************
 
Foi bom Enquanto Durou...  
Essa explicação toda serve também para comunicar meu novo desafio profissional.  
Após 17 anos de atuação no mercado, estou me desligando da Pacheco Comunicações, cuja atividade fim é realizar propaganda consistente para seus clientes.  
A partir de agora, darei início à MKT! Sorocaba, uma consultoria especializada em Marketing focada na visão estratégica e na sensibilidade para identificar as oportunidades de negócios. Em breve, passarei mais detalhes a respeito.
Quanto à newsletter "Comunicando", estará sendo produzida e enviada mensalmente pela MKT! Sorocaba a todos aqueles que estão cadastrados no banco de dados.
Grande abraço e sucesso a todos.
 
 
 
  
"Se você chegar a uma encruzilhada, siga adiante."
Yogi Berra