Loading

5515997072254
O Maior Patrimônio das Empresas

O Maior Patrimônio das Empresas

01/05/2001
É muito comum visitarmos uma empresa e encontrar uma placa com a “missão” ou “filosofia” de trabalho da organização. E, normalmente, lemos algo do tipo: “pessoas são o maior patrimônio de nossa empresa”.

Também acredito que as pessoas fazem o sucesso da empresa. Elas são o diferencial competitivo e cabe a empresa manter funcionários motivados, envolvidos, atualizados. Assim, podemos afirmar que o principal compromisso das empresas é na formação e treinamento seu pessoal. É necessário atentar para os investimentos voltados ao aprendizado, à performance das pessoas, ao bem estar e ao agradável ambiente de trabalho.

Segundo Francisco Madia, isso demonstra a preocupação da empresa com os colaboradores, e valoriza a transparência, excelência e criatividade. Todo profissional deve ter uma visão integrada da empresa. A cada dia são mais valorizados os multiespecialistas, não os que atiram para todos os lados, mas aqueles que conseguem observar o todo, para então mirar e definir ações específicas a implementar.

Mas, e na prática? Como conseguir maior aprimoramento de nossos colaboradores?
Das várias alternativas para treinamento e desenvolvimento profissional, a que apresenta bons resultados em menor tempo é o “Psicodrama Pedagógico”, uma técnica facilitadora do programa de aprendizagem.

A técnica é vivenciada e permite que todos discutam os problemas e as dificuldades que vêm encontrando em seu papel, e que questões abordadas sejam experimentadas pelos participantes numa situação de laboratório, possibilitando a complementação para o melhor desempenho.
O Psicodrama Pedagógico é uma representação do teatro grego, onde os profissionais são ao mesmo tempo platéia e protagonistas da história que está sendo desenvolvida, fazendo com que os papéis possam ser representados de uma maneira muito próxima daquela vivida na realidade. A vantagem é que a qualquer momento podemos nos colocar no lugar de outro para compreendermos sua visão ou atitude perante uma situação.

Como elemento integrante da técnica, intervenções são feitas no transcorrer da sessão, possibilitando maior reflexão por parte dos protagonistas sobre o momento.

Outra vantagem na técnica do psicodrama é que os encontros podem ser semanais, com duração de 1 a 2 horas, permitindo ainda a incorporação de novos participantes a cada sessão. Os grupos podem ser compostos, inicialmente, por profissionais da mesma área, para após, serem mesclados os participantes de vários departamentos.

Pode-se ainda contar, além do mediador, com a colaboração de um psicólogo que, aos poucos, pode traçar o perfil de cada um dos profissionais, para que ele também possa realizar sua avaliação e auto-análise.

A princípio, pode parecer uma simples discussão de grupo (era essa a minha impressão). No entanto, quando aplicamos o “Psicodrama Pedagógico” em nossa agência, pudemos sentir mudanças de atitudes e o maior entendimento e comprometimento das pessoas entre si e com a própria empresa.

O melhor de tudo isso, não foram os resultados alcançados em cada situação, mas o entendimento de todo o pessoal da importância e das dificuldades específicas encontradas pelo profissional no desempenho de seu papel. E estamos progredindo ainda mais...

Aplicar as técnicas do “Psicodrama Pedagógico” pode mostrar uma nova perspectiva de negócios ou mesmo encontrar novos nichos de mercado, além de proporcionar um enorme reconhecimento e valorização por parte dos colaboradores, o maior patrimônio das empresas.
 
 
“Quando surgem os ventos da mudança, uns constroem abrigos, outros moinhos”.
Ditado Dinamarquês