Loading

5515997072254
Os 4 Estágios das Novas Competências

Os 4 Estágios das Novas Competências

11/04/2024
Há 3 mil anos foi inscrito no panteão de Delfos a frase “Conhece-te a ti mesmo”.
Através do processo de autoconhecimento, o homem evolui enquanto indivíduo e sociedade.
E, para adquirir conhecimentos, habilidades, requisitos, competências, é necessário reconhecer o estágio em que se está para entender o processo de desenvolvimento.
 


1. Incompetência Inconsciente: ou não sei que não sei
Muitos dizem que a ignorância é uma bênção. Eu discordo, pois afirmo que a ignorância é limitante e cômoda. Uma criança, por exemplo, é incompetente para dirigir um carro (ou seja, não tem habilidade para fazê-lo), por sua inconsciência da importância ou prazer em dirigir. Então, isso não é importante para ela.
 
2. Incompetência Consciente: ou sei que não sei
Este estágio é onde a aprendizagem se inicia de verdade, pois identificamos que não temos determinado conhecimento ou habilidade que seria importante. No exemplo de dirigir, é o jovem por volta dos 18 anos, que deseja aprender a dirigir para buscar autonomia e liberdade: ele se torna consciente de que não sabe dirigir e vai em busca dessa competência, aplicando sua vontade, dedicação, tempo...
 
3. Competência Consciente: ou sei que sei
Passamos a conhecer o assunto, mas é necessário raciocinar logicamente, pensar em como e quando agir. O indivíduo está desejoso de uma conquista, e seu entusiasmo é tangibilizado no esforço de aprendizagem. Quando o jovem começa a dirigir, presta atenção no som do motor e velocidade do carro para a mudança de marchas; para dar uma simples seta à direita a toda uma lógica de como agir com a alavanca. É um estado de consciência que está começando a dominar o tema e é necessária atenção, tanto para não tropeçar quanto para acumular mais informação.
 
4. Competência Inconsciente: não sei que sei
Aqui já adquirimos o hábito e não é necessário esforço para agir, pois as tarefas e execução tornaram-se praticamente corriqueiras. E você sai dirigindo o carro sem mesmo lembrar que é necessário trocar de marcha ou dar sinais de luz.
 
Aceite suas limitações, seu estágio no processo e projete isso para as habilidades e competências que precisa adquirir enquanto indivíduo: qualidades como serenidade, equilíbrio, paciência, entusiasmo, oratória, escuta ativa, entre tantas outras. Em âmbito profissional, quais as novas tecnologias ou requisitos de cargos precisa preencher?
E mãos à obra...
 

#desenvolvimento #crescimento #habilidades #competências