Loading

5515997072254
Perguntar-se para Inovar

Perguntar-se para Inovar

01/06/2016
Circula pelas redes sociais uma antiga história onde profissionais bem sucedidos visitam um antigo professor e, quando o velho mestre lhes oferece café, traz diversos tipos de xícaras: de porcelana, plástico, vidro, cristal, algumas simples e baratas, outras decoradas, outras caras, outras muito exóticas. O que se nota é que as xícaras aparentemente melhores, belas e chiques foram escolhidas. Ao que o professor, mais uma vez, ensina:
- Asseguro que nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. Na verdade, o recipiente apenas disfarça ou mostra a bebida. O que vocês queriam, na verdade, era o café em si.

Pelo ponto de vista do desenvolvimento humano, a história aborda que o que vale é o conteúdo das pessoas, isto é, foco do "produto em si". No entanto, na ótica dos negócios, a abordagem em diferente.
Vivemos numa sociedade onde os clientes não compram produtos ou serviços, compram resultados.

Trazendo à tona os ensinamentos de Philip Kotler sobre a sociedade de serviços, vamos buscar o entendimento:
• Toda empresa é uma empresa de serviços. Não existem indústrias de produtos químicos: existem empresas especializadas em serviços químicos.
• As empresas de sucesso agregam benefícios a suas ofertas que não somente satisfazem os clientes, mas também os surpreendem e encantam; excedem as expectativas.

Então, deixo aqui algumas perguntas:
• Você realmente seria seu próprio cliente ou iria para a concorrência?
• Vale a pena pagar pelo seu preço e pelo que você entrega?
• É fácil identificar e corrigir seus erros e procedimentos?
• Sua forma de comunicar agrada e convence?
• A sua equipe é realmente eficiente?

É através das perguntas mais simples que se chega à inovação.
Você consegue chegar às suas respostas?



"Quem pergunta é um tolo por cinco minutos, mas quem não pergunta é um tolo pra sempre."
Ditado Chinês