Loading

5515997072254
Profissional Bombeiro

Profissional Bombeiro

01/03/2015
Bastante comum tornou-se a expressão utilizada no título a fim de designar profissionais que passam o dia "apagando incêndios", resolvendo problemas muitas vezes criados por outros.
Mas, se ponderarmos melhor o termo "Profissional Bombeiro", veremos que seu uso é totalmente errado, uma vez que o foco dos Bombeiros não é somente lutar contra o fogo mas, nos dias atuais, atuar principalmente na prevenção para coibir sinistros. Em suma, o objetivo de trabalho é prevenir problemas e, quando estes acontecem, aí sim combater o problema.
 
Então, aqueles que se definem como "bombeiros" em suas funções, não podem entender pejorativamente essa atribuição, mas sim dar a devida importância e relevância à mesma. Ser um profissional-bombeiro está em atuar no planejamento, fiscalização e vistoria de um empreendimento, produção ou serviço. Afinal, se atuar preventivamente, será minimizada a probabilidade de ocorrências negativas.
 
Também é importante considerar que um profissional-bombeiro não faz nada sozinho: há um conjunto de pessoas e equipamentos envolvidos no trabalho. O trabalho conjunto e solidário, de interdependência e confiança nos colegas, remonta aos primórdios do combate ao incêndio, quando para combater as chamas toda a população de uma localidade ficava em fila e, do poço mais próximo, passava baldes cheios de água de mão em mão até chegarem ao fogo.
Se uma única pessoa deixasse de cumprir corretamente sua função, seja numa velocidade diferente do grupo com descaso em sua importante função, todo o trabalho seria em vão.
Assim, cada membro de uma organização, como profissional-bombeiro, deve ter ciência de suas responsabilidades, comprometendo-se com o sucesso de cada empreitada, cumpridores de seu dever.
 
Todo profissional-bombeiro deve estar capacitado para desempenhar seu papel, estudando as formas de prevenir e de combater os sinistros. Precisa atualizar-se constantemente, pois o mundo moderno se reinventa a cada momento e surgem novas ocasiões, necessidades logísticas e de recursos, e até mesmo comportamentos que não foram previstas no passado. E, somando a isso tudo, precisa ainda estar antenado quanto às novas tecnologias e ferramentas à disposição.
 
Se você é um bombeiro, mas daquele que atua no planejamento e capacitação, também apto a apagar incêndios e resolver problemas, valorize-se, tenha satisfação e cumpra seu dever, dotado de seu caráter e conhecimento, disseminando e influenciando positivamente seus colegas.
 
E continue pensando e agindo conforme uma das estrofes da Canção do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo:
"Com coragem seguiremos, Olhar franco e tenaz, Sempre unidos estaremos, Trazendo momentos de paz".
 
 
 
"No que diz respeito ao empenho,ao compromisso, ao esforço, à dedicação,não existe meio termo.Ou você faz uma coisa bem ou não faz."
Ayrton Senna