Loading

5515997072254
Talento não basta. Pergunte ao camelo.

Talento não basta. Pergunte ao camelo.

12/08/2025
A mãe camelo e seu filhote estavam lado a lado, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:  
- “Mãe, mamãe... posso te perguntar umas coisas?”
- “Claro! O quê está incomodando o meu filhote?”
- “Por que os camelos têm corcova?”
- “Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.”
- “Certo. E por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?”
- “Filho, certamente elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas eu posso me movimentar pelo deserto melhor do que qualquer um!”, disse a mãe, toda orgulhosa.
- “Que maravilha, mamãe! Então, por que os nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.”  
 - “Meu filho, esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos seus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto!”, disse a mãe com orgulho lacrimejante nos olhos.
- “Tá! Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então que diabos estamos fazendo aqui no zoológico?”
 


Embora soe mais como uma anedota, essa pequena história traz uma mensagem interessante: habilidade, conhecimento, capacidade e experiência são úteis se você estiver no lugar certo, fazendo a coisa certa.
 
 
Tanto em bate-papo com amigos quanto em visitas a clientes, tenho ouvido afirmações de que tal pessoa ou empresa possui excelentes qualidades, tem sempre o melhor para oferecer, grande expertise e know-how, além de uma quantidade enorme de outras características positivas.
No entanto, não anda para frente, nem para trás... e nem mesmo em círculos.
 
 
Ou seja, de nada adianta ter e desenvolver uma série de qualidades, se as mesmas não são exploradas.
 
Quantas pessoas você conhece que falam fluentemente alguns idiomas, são formadas por renomadas instituições de ensino, têm pós-graduação ou MBA, mas que não aplicam todo seu potencial?
 
Quantas empresas você conhece que possuem excelentes produtos e serviços, ótimo ambiente de trabalho, certificações de qualidade, mas que não atingem as metas que pode alcançar?
 

 
Agora vem a provocação...
Onde você está agora?
O que está fazendo para melhorar sua vida pessoal e profissional?
Já desenvolveu o hábito de “fazer mais hoje do que foi feito ontem”?
 
Ou você se sente como mais um camelo no zoológico?
 
 
Se quiser trocar ideias sobre como dar o próximo passo - com estratégia, atitude e comunicação - é só me chamar.
Atuando com base na maiêutica socrática há 20 anos, tenho auxiliado empresas e profissionais a explorarem seu potencial, cumprindo com seus propósitos.