Loading

5515997072254
Veni, Vidi ............ Vici

Veni, Vidi ............ Vici

01/08/2008
"Vim, Vi e Venci!"
   
A célebre frase proferida pelo imperador Julio Cesar em meados de 50 a.C., após mais uma de suas incontáveis vitórias militares na ampliação do Império Romano, é comumente utilizada para simbolizar a superação de obstáculos e a conquista de resultados. E ela realmente traduz um sentimento inexplicável de realização. Basta fechar os olhos, pensar em alguma dificuldade que você superou e pensar (ou gritar): vim, vi e venci. É uma sensação de poder e de certa plenitude que nos faz imensamente bem.
  
No entanto, assumindo minha pequenez diante do Imperador Romano, acredito que a frase está incompleta.
  
Vim, vi e venci. A primeira expressão representa a chegada diante do desafio, assumindo a postura de alguém que está disposto a lutar. Ver significa fazer o reconhecimento da situação, a análise e o diagnóstico daquilo que se pretende combater ou superar, avaliando as melhores estratégias para alcançar a vitória. Vencer é a superação do desafio propriamente dito, bradando para todos os lados o sucesso.
  
Mas, entre o reconhecimento da situação e a vitória existe a batalha propriamente dita. É o momento da ação, da luta, de arregaçar as mangas e aplicar o conhecimento para tirar as pedras do caminho. É assumir um posicionamento de combate e uma postura ativa diante da situação, sempre com foco no objetivo que se deseja: a vitória.
  
Assim é na vida profissional e pessoal. Assim acontece em uma estratégia empresarial ou em um namoro adolescente. Assim é o Marketing...
  
Diante de qualquer ocorrência na empresa, o profissional de Marketing precisa estar disposto e preparado para agir. Primeiro ele irá se postar diante do desafio e, com uma visão holística da situação, assume a responsabilidade de traçar um plano de ação. Após, contando com o conhecimento adquirido e suas experiências, mas principalmente integrando as outras unidades e departamentos da empresa, traçará as estratégias, táticas, metas e objetivos da empreitada. E nesse ponto chega-se ao momento crítico. Afinal, de nada irá adiantar todos os esforços se não houver a execução do plano. O profissional de Marketing é o responsável por fazer cumprir a estratégia, avaliando e controlando cada passo e resultado, e, até mesmo, corrigindo as rotas quando necessário. Somente após a ação poderá alcançar a vitória e finalmente dizer: Venci!
  
Embora eu tenha "puxado a sardinha" para o lado do Marketing, isso se aplica para todas as profissões e também à vida de todos nós. Desejamos alguma coisa, avaliamos como chegar mas, muitas vezes, não agimos para alcançar o que queremos, seja por medo de falhar, seja por simples passividade, seja por qualquer outro motivo. Imagine um médico com medo de realizar uma cirurgia, um engenheiro que não realiza os cálculos necessários, um menino que não se aproxima da garota dos seus sonhos. Logicamente, cada um deverá se preparar para atingir seu objetivo, mas sem a ação nada se conquista.
  
E talvez resida nesse ponto a falha de muitos profissionais de Marketing, que se interessam apenas em traçar uma estratégia, mas temem executá-la. É fácil se acomodar e atribuir possíveis insucessos à situação econômica, à greve dos estivadores, ao aquecimento global e à joanete latejando quando faz frio. Desculpas são facilmente encontradas. Mas o reconhecimento profissional e pessoal será atingido apenas quando houver a atitude de agir.
  
Então, retomando Julio Cesar, e desejando que cada um lute pelos seus objetivos, gostaria de inserir mais uma expressão à sua frase: "Vim, Vi, Fiz e Venci!"
  
  
 
"Para realizarmos grandes coisas precisamos viver como se nunca tivéssemos de morrer."
Willian Shakespeare