• Artigos
  • Vídeos
Sintomas e Causas

Sintomas e Causas

01/02/2015

Certo homem visita o mar pela primeira vez, senta-se na areia da praia e extasiado observa aquela imensidão de águas e exclama: "Quanta beleza, jamais vi coisa tão bela! Quanta grandeza e magnitude na criação"...

Continuar lendo
Feedback e Aprendizado

Feedback e Aprendizado

01/01/2015

O mais importante na hora de determinar a eficácia do feedback é um terceiro caminho: a forma de recebê-lo, pois é o receptor que decide o que vai levar em conta. Um ouvinte capacitado e sensível pode tirar proveito de qualquer feedback mesmo quando este é falho.

Continuar lendo
Como Será o Ano que Vem?

Como Será o Ano que Vem?

01/12/2014

“Fazer previsões é difícil. Principalmente sobre o futuro”. A frase do economista Albert Hirschman responde a indagação do título.

Continuar lendo
Idade Ideal

Idade Ideal

01/11/2014

O que move, empresas e profissionais, são as dificuldades, os obstáculos que se interpõem no caminho. Sem isso, a vida fica chata. Entenda que isso não é uma aceitação passiva dos fatos, mas sim uma forma de nos motivar a continuar caminhando, lutando...

Continuar lendo
Milho aos Pombos

Milho aos Pombos

01/10/2014

Em uma de suas brilhantes composições, que inclusive intitula este artigo, Zé Geraldo canta: "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça... Dando milho aos pombos..."

Continuar lendo
O Problema da Média

O Problema da Média

01/09/2014

Há tempos as empresas vêm pautando suas estratégias em médias, em pura estatística, sem levar em conta o lado emocional do consumo e do relacionamento. Deve-se ter cuidado em estabelecer padronizações de consumo para cada tipo de cliente.

Continuar lendo
A Incrível Arte de Vender

A Incrível Arte de Vender

01/08/2014

A todo momento estamos vendendo algo, seja um produto, uma percepção, uma ideia, um juízo de valor. Um médico ou dentista vende qualidade de vida e bem-estar; um advogado vende uma tese de defesa; um empreendedor vende seu negócio... E por aí vai...

Continuar lendo
Esperando Godot

Esperando Godot

01/07/2014

Essa peça reflete o tragicômico "teatro do absurdo" do mundo corporativo. Afinal, espera-se por algum fato que nunca acontece, busca-se por um salvador da pátria que ninguém conhece, aguarda-se uma informação primordial que jamais chega.

Continuar lendo
Em Frente, Marche!

Em Frente, Marche!

01/06/2014

Quando se puxa com força uma corrente de aço, com centenas de elos fortíssimos e apenas um elo fraco, qual desses elos vai determinar a força da corrente? Certamente que é o elo mais fraco.

Continuar lendo
Da Teoria à Prática

Da Teoria à Prática

01/05/2014

84% da estratégias de negócios que as organizações executam falham devido a implementação e execução incorreta. O elevado índice é decorrência do excesso de funções rotineiras e da não-preparação dos realizadores para esse objetivo.

Continuar lendo
Marketing Circunstancial

Marketing Circunstancial

01/04/2014

Vamos exemplificar: quanto você pagaria por um hot dog em uma van na Avenida Paulista? E quanto você pagaria por um hot dog em uma lanchonete do tipo New Dog ou Fifties? E quanto pagaria por um hot dog se estivesse passando fome?

Continuar lendo
Transformação no Pensamento

Transformação no Pensamento

01/03/2014

Se Copérnico não questionasse a teoria Geocêntrica, a humanidade continuaria julgando ser a Terra o centro do universo. Se não questionarmos a logocentria de nossas empresas, continuaremos julgando que os clientes dependem apenas do nosso negócio.

Continuar lendo
Empresas Catalépticas

Empresas Catalépticas

01/02/2014

Segundo Vicente Falconi, "a empresa tem de, necessariamente, sair do território que lhe é familiar e entrar no desconhecido, tratando-o, primeiro, como mera hipótese. Isso gera medo nas pessoas, especialmente em uma cultura avessa a riscos como a brasileira".

Continuar lendo
Pressão e Evolução

Pressão e Evolução

01/01/2014

RIP (infelizmente esta newsletter perdeu-se no tempo, na internet e no papel impresso de backup)

Continuar lendo
Não Pense no Elefante

Não Pense no Elefante

01/12/2013

E aí? Está pensando em quê? Elefante? Mas eu pedi para não pensar nisso. Fiz essa brincadeira com meu filho para que ele entendesse o que é foco e como é fácil desviarmos a atenção daquilo que é realmente importante.

Continuar lendo
A Parceria do Porco e da Galinha

A Parceria do Porco e da Galinha

01/11/2013

Em uma fazenda, o Porco e a Galinha estavam deprimidos, sem nada para fazer, sem trabalho e sem dinheiro. Certo dia, ciscando, a galinha encontra um jornal e se depara com uma das manchetes: “Aumenta o consumo de ovos e bacon no café-da-manhã norte-americano”.

Continuar lendo
Panta Rei

Panta Rei

01/10/2013

"Nenhum homem toma banho duas vezes no mesmo rio, pois, quando volta a ele, nem o rio é o mesmo e nem mais o homem o é". Esse aforismo foi expressado na Grécia Antiga por Heráclito, que buscava sintetizar o princípio do "panta rei" (tudo flui).

Continuar lendo
A Culpa É do Avestruz

A Culpa É do Avestruz

01/09/2013

Planejar faz parte da vida. Mas, para planejar, é preciso ter informações, avaliar o que precisa melhorar internamente, identificar as prováveis tendências e projeções, analisar as estratégias e rotas para saber qual o melhor caminho a seguir.

Continuar lendo
Velhos Hábitos

Velhos Hábitos

01/08/2013

Convencionou-se chamar pessoas limitadas de inteligência de "anta". Sabe por que? Segundo os caçadores, esse animal tem o hábito de usar sempre o mesmo caminho para beber água. Assim, basta encontrar a trilha e ficar esperando o bicho passar para abatê-lo.

Continuar lendo
Ai Que Saudade da Amélia

Ai Que Saudade da Amélia

01/07/2013

Para Ataulfo Alves e Mário Lago, "Amélia é que era mulher de verdade". E para muitos empresários e profissionais das diversas áreas, a analogia também é verdadeira quando se pensa no papel dos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Continuar lendo

Procure Saber antes de Julgar

TED TALKS - O Segredo da Oratória

Um Basta à Briga de Gerações

Boss Pet

Cores à Vida

Sobre Vendas e Negociação

Foco em Resultados

Perdeu-se o Senso do Ridículo

Melô do Trabalhador - RH e Seleção

Teamwork - Trabalho em Equipe

Somos Seres Emocionais

Fatores Críticos de Sucesso

REDUCIONISMO: UMA SITUAÇÃO, VÁRIAS FACES

Vender É Comunicar

CURSO ONLINE - VENDAS E NEGOCIAÇÃO

17 Atitudes Inconvenientes para Evitar nos Negócios

O VELHO ANORMAL

Vendas... dos Primórdios ao Funil

Marketing Jurídico

CONSULTORES VAMPIROS

SUCESSO EM CAIXINHA

A VENDA ATIVA PODE MUDAR TUDO

ACELERAÇÃO DIGITAL

NOVO NORMAL? Ah, para ô...

Lição de Mestre

Lei da Selva

Identidade Corporativa

Manutenção de Relacionamento com o Cliente

O Fim do Mês É mais Importante que o Fim do Mundo?

Desmistificando Marketing e Propaganda

Conhecer as Necessidades dos Clientes

Efeito Dominó

O Coração da Empresa

Venda Circunstancial