
Penso, logo Desisto
01/10/2019O cenário de hoje: muita iniciativa e pouca “acabativa”; muita intenção e nenhuma atitude; muito planejamento e zero de execução.
Continuar lendoO cenário de hoje: muita iniciativa e pouca “acabativa”; muita intenção e nenhuma atitude; muito planejamento e zero de execução.
Continuar lendoEmpreendemos constantemente. E, para empreender, realizar ou executar, não bastam somente comportamentos e atitudes positivas, somados a um sonho ou propósito: também é fundamental compreender todo o cenário, garimpando as informações que mapearão ambiente e situação.
Continuar lendoHá tempos que vivemos numa sociedade de serviços. Tendo isso como premissa, acabamos por identificar o grande erro de empresas e profissionais, que continuam tentando responder à pergunta: “qual é o nosso produto?”. Mas a pergunta está errada, pois não é isso que se precisa identificar.
Continuar lendoVender está difícil? Ou será que é você que não auxilia seu cliente a comprar? Entenda o raciocínio lógico do cliclo de compras e identifique onde seu negócio se enquadra.
Continuar lendoDiga o nome das cinco pessoas mais ricas do mundo. Pense em cinco ganhadores do prêmio Nobel. Lembre-se do nome das cinco últimas misses universo. Em busca do que você vive? Como você deseja ser lembrado e reconhecido? Qual o seu Ikigai?
Continuar lendoHá 10 anos, Jack Welch abordou a postura que as empresas deveriam adotar a fim de superar o período ruim que se avistava. Retorno ao assunto para refletir porque, mesmo sabendo o que deveríamos fazer, a maioria de nós não arregaçou as mangas.
Continuar lendoAntigamente, quando entrávamos na casa de alguém, pedíamos um copo de água. Mas, e hoje? Sim... hoje quando vamos visitar alguém solicitamos logo a senha do Wi-Fi.
Continuar lendoTer olhar mais analítico com foco na rentabilidade e retenção do cliente, avaliando ainda o direcionamento de ações conforme o potencial de “up e/ou cross-selling”. São as lentes que irão melhorar a visão para enxergar melhor as necessidades do outro.
Continuar lendoCertamente o Modelo de Tuckman não é a única forma de avaliar performance. Mas é uma excelente reflexão para identificar erros e problemas, a fim de corrigir uma atividade futura, sem culpar, responsabilizar ou vitimizar ninguém.
Continuar lendoO transplante virou moda no Brasil. Basta olhar em volta para perceber o grande número de casos de transplante das mais variadas ferramentas e técnicas japonesas, americanas e europeias para tentar salvar as empresas brasileiras.
Continuar lendoSerá que, após eras de evolução, ainda agimos como nossos parentes símios? O que está nos impedindo de crescer? Quais as “bananas” que não queremos soltar?
Continuar lendoSerá que existe um Triângulo das Bermudas em sua empresa? Então, que tal dar a devida atenção às informações e esforços que estão desaparecendo, procurando as verdadeiras explicações para esse fenômeno?
Continuar lendoSe você vai aplicar algum método, seja ele qual for, para promover desenvolvimento e crescimento em sua vida, antes tenha informações tangíveis para que, ao avaliar e aplicar o método, não se perca em divagações mirabolantes e elucubrações.
Continuar lendoRichard Wiseman concluiu que as pessoas muito sortudas possuem como características o otimismo, a iniciativa, a atitude proativa e a atenção às oportunidades. É um fator extremamente relacionado à serendipidade.
Continuar lendoDrucker contou que sempre lia os discursos de agradecimento feitos pelos ganhadores do Prêmio Nobel. E a reflexão dele conduz à busca contínua pelas melhorias que impactem significativamente na vida do outro.
Continuar lendoA cada instante surge o “melhor guru da moda de todos os tempos... do último mês”. Difícil dizer quando começou. Mas nunca estivemos expostos a tantos gurus oferecendo fórmulas mágicas nos mais diversos assuntos da vida pessoal e questões corporativas.
Continuar lendoEm momentos de dificuldades, é hora de olhar para dentro e identificar as falhas em processos e estratégias, a fim de buscar uma maneira de superar os problemas e alcançar o espaço que se almeja. É a hora de identificar os Fatores Críticos de Sucesso.
Continuar lendoSe a busca do ser humano é a “perfeição divina”, os interesses empresariais comungam da mesma meta. Logicamente, quando digo perfeição, entenda-se a melhoria constante para atingir um estado de plenitude e excelência.
Continuar lendoPessoas pregam novos comportamentos. Porém, ações exigem pensamentos condizentes com elas. Empresas falam em mudança de cultura organizacional. Mas cultura não muda, evolui.
Continuar lendoVocê seria cliente de sua empresa? Ou, sendo pessoa física, será que você se contrataria? Acredito que essa seja a melhor pergunta que empresas e profissionais devam fazer. Através dessa autoavaliação, é possível fazer um diagnostico preciso.
Continuar lendo