
Criatividade e Inovação
01/03/2009Ideias fantásticas são, muitas vezes, surpreendentemente simples e podem ser geradas por pessoas simples. Com isso, cai o mito de que para criar é preciso "baixar o santo".
Continuar lendoIdeias fantásticas são, muitas vezes, surpreendentemente simples e podem ser geradas por pessoas simples. Com isso, cai o mito de que para criar é preciso "baixar o santo".
Continuar lendo"Doutor. Eu tenho este problema com gases, mas realmente não me aborrece muito. Eles nunca cheiram e sempre são silenciosos. Vou lhe dar um exemplo concreto: eu peidei 20 vezes, pelo menos, desde que entrei em seu consultório."
Continuar lendoUm antigo ditado diz: “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada”. Pois bem, a crise financeira pela qual o mundo está passando oferece limões a cada empresa e profissional. E, agora, cada um que prepare o seu "suquinho".
Continuar lendoVocê deve estar pensando que estou louco.... Menos iniciativas? É isso mesmo. No dia-a-dia é comum vermos pessoas dizendo que é preciso ter mais iniciativa, começar mais projetos... Mas pouquíssimas coisas são levadas a cabo.
Continuar lendoPeter Drucker afirmava que é o cliente quem determina o que vem a ser o negócio, pois é o consumidor, e somente ele, que, dispondo-se a pagar por um artigo ou serviço, converte os recursos econômicos em riqueza, coisas em mercadorias.
Continuar lendoDuas pulgas estavam conversando: "Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas."
Continuar lendoEm nossas relações, buscamos mostrar nossas qualidades e virtudes. Quanto às deficiências, procuramos encobri-las e, mais tarde, começamos a evoluir no sentido de eliminá-las ou, ao menos, torná-las irrelevantes diante de nossos aspectos positivos.
Continuar lendo"Vim, Vi e Venci!" A célebre frase proferida pelo imperador Julio Cesar após mais uma de suas incontáveis vitórias militares na ampliação do Império Romano, é comumente utilizada para simbolizar a superação de obstáculos e a conquista de resultados.
Continuar lendoVocê já ouviu falar na Aposta de Pascal? O filósofo francês do século dezessete, o matemático Blaise Pascal, enunciou um teorema para afirmar que é melhor acreditar em Deus do que o contrário.
Continuar lendoChegamos a uma era em que ser congruente é uma questão de sobrevivência. Ditados como “em casa de ferreiro o espeto é de pau” ou “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” tornaram-se obsoletos ...
Continuar lendoSegundo narra o Antigo Testamento (Gênesis 11, 1-9), a humanidade falava a mesma língua e vivia em harmonia até que o homem - em flagrante desafio a Deus - resolve erigir uma torre alta o bastante para atingir o céu a fim de eternizar seu nome.
Continuar lendoQuando a pessoa Vencedora comete um erro, diz: “Equivoquei-me“, e aprende a lição. Quando uma pessoa Derrotada comete um erro, diz: "Não foi culpa minha“, e responsabiliza outros.
Continuar lendoÉ muito comum ouvirmos que uma empresa distribuindo folhetos ou anunciando na mídia está fazendo Marketing. Mas será que esse pensamento está realmente certo, ou é um conceito equivocado?
Continuar lendoDizem que o Brasil "só começa a funcionar" depois do Carnaval. Particularmente, não concordo muito com isso (e espero que você também não e já esteja dando o máximo de si).
Continuar lendoAgora mesmo neste bar imaginário em que estou bebendo para esquecer o que não fiz - aliás, o nome do bar é imaginário - sentou um cara do meu lado direito e se apresentou: "Eu sou você, se tivesse feito aquele teste no Botafogo".
Continuar lendoEmbora muitos creditem esse texto a Willian Shakespeare, na verdade, ele foi escrito pela americana Verônica Shoffstall. Mas, o que importa mesmo, é que ele seja de grande valia para nossas reflexões de final de ano.
Continuar lendoPara alcançarmos nossos objetivos precisamos ter foco, olhando para a conquista que almejamos com intensidade, desejo e compromisso, superando as dificuldades que encontramos pelo caminho.
Continuar lendo"Pamonha de Piracicaba. É o puro creme do milho verde. Venha provar freguesia." O famoso slogan foi gravado em 1969, quando um dos vendedores "soltou a voz" para vender o produto e a pamonha de Piracicaba ficou conhecida no país.
Continuar lendo"Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível." Essa é a famosa - e fatídica - Lei de Murphy.
Continuar lendoNa vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. Às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E, nesse nosso viver, encontramos diariamente vários caminhos à frente.
Continuar lendo