• Artigos
  • Vídeos
Inteligência Coletiva

Inteligência Coletiva

01/11/2015

Um jovem executivo estava saindo do escritório quando vê o presidente da empresa com um documento na mão em frente à máquina de picotar papéis. - “Por favor, isto é muito importante e a minha secretária já saiu. Você sabe como funciona essa máquina?”

Continuar lendo
De Novo, os Vinhos Ruins

De Novo, os Vinhos Ruins

01/10/2015

Marcas, empresa e profissionais têm a fundamental necessidade de serem relevantes. Afinal, quem muito se ausenta uma hora deixa de fazer falta. E se você ou sua marca deixarem de ter importância... 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. Acabou.

Continuar lendo
Dos 4 aos 7P´s - A (re)Evolução dos Serviços

Dos 4 aos 7P´s - A (re)Evolução dos Serviços

01/09/2015

Philip Kotler afirmou: Toda empresa é uma empresa de serviços. Não existem indústrias de produtos químicos: existem empresas especializadas em serviços químicos.”

Continuar lendo
A Lógica do Papel Higiênico

A Lógica do Papel Higiênico

01/08/2015

Eu nunca havia reparado na posição do papel higiênico em seu suporte no banheiro. Afinal, qual a utilidade e o porquê querer saber isso? As opiniões divergem...

Continuar lendo
Quem Roubou Nossa Coragem?

Quem Roubou Nossa Coragem?

01/07/2015

Inserindo o Modelo das Quatro Ações - descrito em “A Estratégia do Oceano Azul” - num quadrante as empresas são induzidas a responder as quatro perguntas, forçando-se a agir com base nelas para construir uma nova curva de valor.

Continuar lendo
Concentração de Energia

Concentração de Energia

01/06/2015

Há 2.500 anos o filósofo chinês Lao Tsé disse: "O grande líder fala pouco. Nunca fala sem cuidado. Trabalha sem interesse próprio e não deixa vestígios. Quando tudo está terminado as pessoas comentam: 'Nós mesmas realizamos isso'".

Continuar lendo
Bater ou Correr

Bater ou Correr

01/05/2015

A pergunta frequente é: "o que fazer diante desse cenário insensato e caótico?" E podemos apontar somente três caminhos: esperar, bater ou correr.

Continuar lendo
A Velha e Boa BCG

A Velha e Boa BCG

01/04/2015

Através da Matriz BCG é possível visualizar com mais facilidade a situação das ofertas e priorizar o que é importante para a empresa, alocando adequadamente os recursos financeiros, de tempo, humanos e intelectuais.

Continuar lendo
Profissional Bombeiro

Profissional Bombeiro

01/03/2015

Ser um profissional-bombeiro está em atuar no planejamento, fiscalização e vistoria de um empreendimento, produção ou serviço. Afinal, se atuar preventivamente, será minimizada a probabilidade de ocorrências negativas.

Continuar lendo
Sintomas e Causas

Sintomas e Causas

01/02/2015

Certo homem visita o mar pela primeira vez, senta-se na areia da praia e extasiado observa aquela imensidão de águas e exclama: "Quanta beleza, jamais vi coisa tão bela! Quanta grandeza e magnitude na criação"...

Continuar lendo
Feedback e Aprendizado

Feedback e Aprendizado

01/01/2015

O mais importante na hora de determinar a eficácia do feedback é um terceiro caminho: a forma de recebê-lo, pois é o receptor que decide o que vai levar em conta. Um ouvinte capacitado e sensível pode tirar proveito de qualquer feedback mesmo quando este é falho.

Continuar lendo
Como Será o Ano que Vem?

Como Será o Ano que Vem?

01/12/2014

“Fazer previsões é difícil. Principalmente sobre o futuro”. A frase do economista Albert Hirschman responde a indagação do título.

Continuar lendo
Idade Ideal

Idade Ideal

01/11/2014

O que move, empresas e profissionais, são as dificuldades, os obstáculos que se interpõem no caminho. Sem isso, a vida fica chata. Entenda que isso não é uma aceitação passiva dos fatos, mas sim uma forma de nos motivar a continuar caminhando, lutando...

Continuar lendo
Milho aos Pombos

Milho aos Pombos

01/10/2014

Em uma de suas brilhantes composições, que inclusive intitula este artigo, Zé Geraldo canta: "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça... Dando milho aos pombos..."

Continuar lendo
O Problema da Média

O Problema da Média

01/09/2014

Há tempos as empresas vêm pautando suas estratégias em médias, em pura estatística, sem levar em conta o lado emocional do consumo e do relacionamento. Deve-se ter cuidado em estabelecer padronizações de consumo para cada tipo de cliente.

Continuar lendo
A Incrível Arte de Vender

A Incrível Arte de Vender

01/08/2014

A todo momento estamos vendendo algo, seja um produto, uma percepção, uma ideia, um juízo de valor. Um médico ou dentista vende qualidade de vida e bem-estar; um advogado vende uma tese de defesa; um empreendedor vende seu negócio... E por aí vai...

Continuar lendo
Esperando Godot

Esperando Godot

01/07/2014

Essa peça reflete o tragicômico "teatro do absurdo" do mundo corporativo. Afinal, espera-se por algum fato que nunca acontece, busca-se por um salvador da pátria que ninguém conhece, aguarda-se uma informação primordial que jamais chega.

Continuar lendo
Em Frente, Marche!

Em Frente, Marche!

01/06/2014

Quando se puxa com força uma corrente de aço, com centenas de elos fortíssimos e apenas um elo fraco, qual desses elos vai determinar a força da corrente? Certamente que é o elo mais fraco.

Continuar lendo
Da Teoria à Prática

Da Teoria à Prática

01/05/2014

84% da estratégias de negócios que as organizações executam falham devido a implementação e execução incorreta. O elevado índice é decorrência do excesso de funções rotineiras e da não-preparação dos realizadores para esse objetivo.

Continuar lendo
Marketing Circunstancial

Marketing Circunstancial

01/04/2014

Vamos exemplificar: quanto você pagaria por um hot dog em uma van na Avenida Paulista? E quanto você pagaria por um hot dog em uma lanchonete do tipo New Dog ou Fifties? E quanto pagaria por um hot dog se estivesse passando fome?

Continuar lendo

Procure Saber antes de Julgar

TED TALKS - O Segredo da Oratória

Um Basta à Briga de Gerações

Boss Pet

Cores à Vida

Sobre Vendas e Negociação

Foco em Resultados

Perdeu-se o Senso do Ridículo

Melô do Trabalhador - RH e Seleção

Teamwork - Trabalho em Equipe

Somos Seres Emocionais

Fatores Críticos de Sucesso

REDUCIONISMO: UMA SITUAÇÃO, VÁRIAS FACES

Vender É Comunicar

CURSO ONLINE - VENDAS E NEGOCIAÇÃO

17 Atitudes Inconvenientes para Evitar nos Negócios

O VELHO ANORMAL

Vendas... dos Primórdios ao Funil

Marketing Jurídico

CONSULTORES VAMPIROS

SUCESSO EM CAIXINHA

A VENDA ATIVA PODE MUDAR TUDO

ACELERAÇÃO DIGITAL

NOVO NORMAL? Ah, para ô...

Lição de Mestre

Lei da Selva

Identidade Corporativa

Manutenção de Relacionamento com o Cliente

O Fim do Mês É mais Importante que o Fim do Mundo?

Desmistificando Marketing e Propaganda

Conhecer as Necessidades dos Clientes

Efeito Dominó

O Coração da Empresa

Venda Circunstancial