
Já que o mundo vai acabar...
01/07/2012Conforme o calendário maia, em 21 de dezembro de 2012 encerra-se um dos ciclos do calendário dessa civilização. Para muitos, é o prenúncio do fim do mundo.
Continuar lendoConforme o calendário maia, em 21 de dezembro de 2012 encerra-se um dos ciclos do calendário dessa civilização. Para muitos, é o prenúncio do fim do mundo.
Continuar lendoO velho ditado já afirma: prevenir é melhor que remediar. No mundo corporativo, essa máxima é ainda mais relevante. Empresas, de todos os portes e segmentos, não têm mais permissão para errar.
Continuar lendoÉ necessário entender - e principalmente, aceitar - que a empresa precisa, sim, de resultados a curto prazo, até mesmo para manter as portas abertas. Mas é o que ela vai fazer para alcançar a médio e longo prazo que determina as atitudes a praticar no dia-a-dia.
Continuar lendoAcredito que o Mito da Caverna de Platão represente muito do mundo corporativo atual. Muitas organizações, ainda arraigadas aos velhos paradigmas e pré-conceitos, ao "status quo"... aqui sempre foi feito assim).
Continuar lendoNa iminência da grande crise mundial, Jack Welch, ex-CEO da GE (General Eletric), lenda viva no mundo dos negócios, abordou a postura que as empresas deveriam adotar a fim de superar o período ruim que se avistava.
Continuar lendoEstamos vivendo um "tesarac". O termo foi criado pelo americano Shel Silverstein com o objetivo de descrever uma mudança profunda na vida do indivíduo, um evento transformador que provoca uma mudança tão significativa que a pessoa não sabe para onde ir.
Continuar lendoO ser humano gosta de incêndios e a vida nos apresenta, constantemente, caixas de fósforos, estimulando-nos a riscar o primeiro palito para vermos o fogo brotar do palito inocente.
Continuar lendoDe que adianta investir em campanhas publicitárias, eventos premium, treinamentos, programas de milhagem e fidelização, soluções virtuais de última geração, se o discurso da marca é dissonante das suas práticas?
Continuar lendoQualquer empresa possui metas e objetivos de crescimento previstos em seu plano de negócios, formatado com base em suas estratégias e táticas de mercado, ações comerciais, canais de distribuição, comunicação, entre tantas outras ações.
Continuar lendoConta-se que, certo dia, um professor chegou à sala de aula da universidade e disse aos alunos para se prepararem para uma prova-relâmpago. E foi entregando a folha da prova aos jovens, com a parte do texto virada para baixo, como era de costume.
Continuar lendoCerta vez, perguntaram ao economista Paul Samuelson o que aconteceria se uma grande crise monetária, que naquela época pairava no ar, se materializasse. Ao que o economista respondeu: "O Sol vai nascer amanhã. E as pontes continuarão a suportar o tráfego".
Continuar lendoUm jovem perguntou a Sócrates como podia alcançar a sabedoria. Sócrates disse-lhe que o acompanhasse e levou-o a um rio, onde mergulhou a cabeça do jovem dentro da água, sem deixá-lo respirar.
Continuar lendoImagine um ovo. Ninguém presta atenção a ele. De repente, o ovo se quebra e dele pula um pintinho! Todos os principais jornais e revistas cobrem o episódio e noticiam sobre "A grande transformação!", "A admirável revolução do ovo!", "A grande virada do pintinho!"...
Continuar lendoA empresa deve proporcionar um ambiente e uma metodologia própria para o desenvolvimento de seus colaboradores, como pessoas e como profissionais. Será que isso são apenas "palavras jogadas ao vento"?
Continuar lendoTodo mundo já deve ter visto a figura dos três macaquinhos, em que um tapa os olhos, o outro os ouvidos e o terceiro a boca. O que não enxerga é Mizaru; o que não escuta é Kikazaru; o que não fala é Iwazaru.
Continuar lendoPeter Drucker, o Pai da Administração Moderna, afirmou: "a única - única - razão de ser de um negócio é criar, conquistar e preservar clientes; tudo o mais é decorrência".
Continuar lendoUm rapaz extremamente sonhador desejava ser um grande empresário no ramo da construção civil. Para isso, fez uma boa faculdade de engenharia e, antes mesmo da formatura, já tinha um plano de negócio.
Continuar lendoEssa história pode parecer infundada e fantasiosa, não é mesmo? Mas saiba que por trás dessa metáfora está uma das grandes verdades que acompanha o homem há muito tempo. O ser humano se move mais para fugir da dor do que para buscar o prazer!
Continuar lendoO Sol gira ao redor da Terra. Somente o mais forte sobrevive. A salvação virá se você não fizer o mal. Mulheres não podem votar. O homem não pode voar. Cabelos longos e brincos são somente para mulheres. Tecnologia é só para os jovens.
Continuar lendoA partir de Hoje eu sou o responsável pela minha felicidade e não medirei esforços para manter-me feliz. BALIZANDO AS AÇÕES PELA MINHA MISSÃO, VALORES E VISÃO DE FUTURO.
Continuar lendo